Detentos do regime semiaberto do Presídio Regional de Blumenau começaram na tarde de terça-feira, 20 de agosto, a limpar o meio-fio da Rua dos Trabalhadores e vias próximas no Morro da Dona Edith, no bairro Velha Grande, em Blumenau. Na sequência, eles também pintarão de branco as estruturas para melhorar o ambiente urbano da comunidade.
O trabalho tem duração de cinco dias e foi autorizado pelo Departamento Estadual de Administração Prisional (Deap) após permissão do poder Judiciário. O serviço é uma possibilidade de regressão da pena e ressocialização, já que os detentos terão um dia de condenação reduzido a cada três dias trabalhados.
O comandante do 10º batalhão da Polícia Militar, Jefferson Schmidt, destaca que a iniciativa é inédita e por isso será utilizada como teste. O objetivo é analisar o trabalho dos cinco detentos, número permitido nessa ação, para decidir se em outros serviços será necessário utilizar uma escala maior ou menor de pessoas.
— A limpeza do meio-fio é necessária para criar um novo cartão de visitas para a comunidade e fazer com que os moradores sintam-se melhores ao chegar lá. Queremos ajudar para que o local se torne mais harmonioso, que aumente a auto-estima da população e não seja propício para a atividade criminosa — ressalta.
A ação ocorre três meses após o início da “Operação Mãos Dadas”, com a ocupação da Polícia Militar no Morro da Dona Edith. Também nesta terça-feira foi lançado o “Programa Estudante Cidadão” na Escola Básica Municipal Conselheiro Mafra, onde estuda a maioria das crianças e adolescentes da comunidade.
O prefeito Mário Hildebrandt esteve no local nesta terça-feira e reforçou que a Defesa Civil está fazendo um mapeamento nas áreas de risco das casas do Morro da Dona Edith. Outros serviços, que envolvem as áreas de saúde, educação e assistência social, planejam ampliar as ações na comunidade nas próximas semanas.
Fonte: NSC | Por Gabriel Lima | Foto: Polícia Militar
Sugestão de pauta