O Departamento de Administração Prisional (Deap) deflagrou nesta sexta-feira, 9 de agosto, uma operação no Presídio Regional de Blumenau. Isso porque depois de uma revista em uma das celas – a F4 – agentes localizaram um túnel que estava sendo escavado por detentos.
De acordo com diretor do presídio, Dilmar Orlando, a escavação foi encontrada antes mesmo que os presos pudessem fugir. O túnel tinha cerca de três metros de profundidade. Ainda conforme Dilmar, alguns detentos estavam com machucados nas mãos por conta do trabalho e outros estavam sujos de barro.
O diretor explica que os presos cortaram uma barra de ferro da grade e utilizaram o eixo de um ventilador para conseguir furar o concreto para chegar na terra. Foi feito um Boletim de Ocorrência e os 19 detentos foram transferidos preventivamente para a Penitenciária Industrial de Blumenau. Eles ficarão lá por 30 dias.
Durante esse período, segundo Dilmar, as celas do presídio passarão por reforma. O local onde estavam os 19 detentos será reparado, e em todos os recintos serão colocados 20 centímetros de concreto usinado no chão para evitar novas fugas.
Fonte: NSC | Foto: Deap
Sugestão de pauta