A sobrecarga de atividades pode resultar em lapsos de memória. É o que o explica a Doutora Danielle de Lara, neurocirurgiã que faz parte do Corpo Clínico do Hospital Santa Isabel. “Esquecer coisas simples algumas vezes é natural, pois pensamos em muitas coisas ao mesmo tempo. Porém, quando isso se torna comum, é preciso procurar um médico, pois pode estar relacionado a algum problema neurológico”, explica.
A maioria das causas de perda de memória em jovens e adultos está associada à sobrecarga mental, estresse, alterações no sono e uso excessivo de alguns medicamentos. Já nos idosos, a manifestação de perda de memória pode estar associada aos problemas neurológicos, como o Alzheimer. “As dificuldades de memória podem ser evitadas ou, ao menos postergadas, considerando que um declínio normal da memória é esperado com o passar dos anos”, explica a especialista. É importante ressaltar que um estilo de vida saudável, com a prática de atividades físicas e bons hábitos alimentares são necessários para ter um cérebro saudável.
A neurocirurgiã dá dicas simples de como prevenir o esquecimento e melhorar a memorização no dia a dia:
- Atividades físicas: estimulam o cérebro e atrasam a perda de memória. Algumas atividades leves, como a caminhada, preservam a memória por mais tempo. Atividades físicas auxiliam no retardo do encolhimento do cérebro.
- Alimentação saudável: dietas ricas em frutas, vegetais e fibras, auxiliam na memória, além de diminuir o risco de demência. Há alguns alimentos que são indicados para auxiliar na memória como espinafre, brocólis, abacate, peixe, entre outros.
- Relaxamento: muitas vezes não sobra tempo para dar uma pausa e relaxar, mas os exercícios de concentração e relaxamento auxiliam na diminuição do estresse e automaticamente, na ansiedade, que algumas vezes acarretam na perda de memória.
“Mesmo seguindo todas as dicas, se os distúrbios de memória persistirem, o correto é procurar por atendimento médico especializado e descartar problemas neurológicos mais graves”, aconselha a neurocirurgiã Danielle de Lara.
Sobre Danielle de Lara
Médica Neurocirurgiã formada pelo Hospital Santa Isabel. Atua principalmente na área de cirurgia endoscópica endonasal e cirurgia de hipófise. Possui dois anos de Research Fellowship no departamento de “Minimally Invasive Skull Base Surgery” em “The Ohio State University Medical Center”, Ohio, EUA. É graduada em Medicina pela Universidade Regional de Blumenau.
Fonte: Presse Comunicação | Foto: Tamiris Schlegel
Sugestão de pauta