A ACSC – Hospital Santa Isabel, vai receber repasse mensal de pouco mais de R$ 1.195.000,00 (um milhão cento e noventa e cinco mil reais) para manutenção dos serviços de saúde prestados ao SUS pelo Hospital Santa Isabel, em Blumenau (o HSI realiza 74% de seus atendimentos para pacientes do SUS). O Termo de Compromisso para o repasse foi firmado nesta terça-feira em Florianópolis entre o Secretário de Estado da Saúde e o HSI. Além do Santa Isabel, outros 109 hospitais filantrópicos do estado serão beneficiados com convênios de custeio. Este acordo é inédito.
A assinatura oficial do documento deve acontecer entre julho e agosto, quando todos os hospitais filantrópicos beneficiados entregarem os documentos solicitados pelo governo. Estiveram presentes na assinatura do Termo de Compromisso o Diretor de Operações, Dirceu Rodrigues Dias, e o Diretor Executivo, Juliano Petters, Antônio Carlos Souza Santos, Gerente Regional Financeiro e Planejamento, e Daiane Rachel Martini, Especialista de Captação de Recursos.
“Queremos agradecer o Governo do Estado e os deputados catarinenses que, juntamente com o governo, criaram uma política de saúde para dar custeio aos hospitais que estão segurando a saúde de Santa Catarina”, comenta Juliano Petters, Diretor Executivo do Hospital Santa Isabel. Ao todo, o repasse é de R$ 14.346.791,32 (quatorze milhões trezentos e quarenta e seis mil setecentos e noventa e um reais e trinta e dois centavos) por ano.
Números do Santa Isabel
Por ano, a ACSC – Hospital Santa Isabel realiza 37 mil atendimentos no Pronto Socorro, cerca de 900 partos, quase 8 mil cirurgias – a maioria procedimentos de alta complexidade – e mais de 15 mil internações. Em 2018, foram 333 transplantes de órgãos realizados – sendo o ano com o maior número de procedimentos do tipo desde 1980, quando foi realizado o primeiro transplante na instituição.
O HSI foi o hospital que realizou o maior número de transplantes de fígado em 2016. Em 2017, foi eleito o melhor Hospital Transplantador de Santa Catarina. Em 2018, ficou entre os cinco hospitais que obtiveram os melhores resultados na doação de órgãos no estado.
A instituição possui 260 leitos de internação, 30 de UTI, 13 salas cirúrgicas, 308 médicos no corpo clínico, mais de 1200 colaboradores, o único heliponto homologado pela ANAC no Vale do Itajaí e o primeiro e único robô-cirurgião de Santa Catarina.
Fonte: Gabriel Silva/Comunicação HSI | Foto: Daiane Rachel Martini/HSI
Sugestão de pauta