As aulas da rede municipal e estadual de ensino em Imbituba, no Sul do estado, foram suspensas na segunda-feira, 17 de junho. A informação foi divulgada pela prefeitura, após a morte de uma estudante de 12 anos, no domingo, dia 16, por meningite bacteriana, e o surgimento de um novo caso suspeito da doença na cidade.
Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive-SC), a doença foi diagnóstica pelas características clínico-epidemiológicas da paciente, mas o resultado do exame que vai identificar o agente causador está sendo realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen). O resultado deve sair na quarta (19).
Outra menina também de 12 anos, que estudava na escola Escola de Educação Básica Professor Marcilio Dias S. Thiago, mesma que a vítima, apresentou os sintomas da doença e procurou atendimento no Hospital São Camilo ainda na segunda-feira. A garota foi transferida e está internada no Hospital Infantil Joana de Gusmão em Florianópolis. Ela aguarda o resultado dos exames.
A prefeitura também suspendeu os Jogos Estudantis de Imbituba (JEIMB), que estavam sendo realizados na cidade, como medida preventiva para evitar a aglomeração de pessoas em locais fechados.As competições de atletismo começaram no dia 4 de junho e a abertura oficial foi no dia 11.
Uma reunião está sendo realizada nesta manhã entre os pais dos estudantes e representantes da Dive para orientar os pais sobre os protocolos a serem seguidos. A data para o retorno das aulas não foi divulgada.
De acordo com a Dive, todos os contatos próximos a estudantes tomam um antibiótico para evitar a transmissão para mais pessoas.
Meningite bacteriana
A meningococcemia pode ser transmitida pelas vias respiratórias e por gotículas e secreções do paciente, contato íntimo (residente da mesma casa, pessoas que compartilham o mesmo dormitório ou alojamento). A propagação também é facilitada em ambientes fechados e/ou sem ventilação.
Doença em Santa Catarina
Conforme a Dive, este ano foram confirmados 19 casos de doença meningocócica em Santa Catarina:
- Blumenau (2)
- Turvo (1)
- Itapema (1)
- Navegantes (1)
- São Francisco do Sul (1)
- Balneário Camboriú (1)
- Garopaba (1)
- Itajaí (1)
- Lages (1)
- Itapema (1)
- Porto União (1)
- Jaraguá do Sul (1)
- Fraiburgo (1)
- Criciúma (1)
- Itajaí (1)
- Bombinhas (1)
- Palhoça (1)
- Imbituba (1).
Três pessoas morreram:
- Mulher, 18 anos, residente em Lages
- Bebê, 9 meses, residente em Jaraguá do Sul
- Mulher, 12 anos, residente em Imbituba
Sugestão de pauta