A Secretaria Municipal de Promoção da Saúde confirmou a segunda morte por gripe A em Blumenau. A vítima de 69 anos faleceu na última sexta-feira. Ele estava internado no Hospital Santo Antônio. O subtipo do vírus foi o H1N1.
De acordo com a prefeitura, o idoso, morador do bairro Progresso, integrava o grupo considerado de risco e prioritário para imunização, pois tinha doença crônica. Ele não havia se vacinado neste ano e fazia parte dos 11 casos confirmados de gripe A, a maioria de H1N1.
Blumenau já registrou de 53 notificações de síndrome respiratória aguda grave. Destes, 10 pacientes não são residentes na cidade e 32 casos foram descartados.
Vacinação
A partir desta segunda-feira, as unidades de saúde que possuem sala de imunização estarão vacinando toda a população contra o vírus influenza. A medida segue uma decisão anunciada na última quarta-feira, pelo Ministério da Saúde, que visa disponibilizar as doses restantes da Campanha Nacional de Vacinação.
A Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), conta com 47 salas para fazer a aplicação destas doses que ainda estão no estoque do município. Não haverá mais horário estendido nos AGs, que voltam ao horário normal, até as 18h. Cerca de 10 mil doses ainda estão disponíveis.
A campanha exclusiva para os grupos prioritários encerrou na última sexta-feira, dia 31 de maio. O Ministério da Saúde salienta que a extensão para toda a população, não significa a exclusão dos integrantes do grupo de risco, apenas uma ampliação no acesso à imunização.
Em Blumenau, 83.251 cidadãos já foram vacinados contra a gripe influenza neste ano. O número representa 75% do contingente total estimado pelo governo federal na cidade, que é de 111.031 pessoas. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é que os municípios consigam vacinar 90% dos públicos-alvo.
Números registrados em Blumenau para os grupos de risco:
- – crianças acima de seis meses e menores de seis anos: 17.713 vacinados (82,5%);
- – gestantes: 2.079 vacinadas (63%);
- – puérperas: 377 vacinadas (69,4%);
- – idosos: 32.471 vacinados (106,3%);
- – trabalhadores da saúde: 4.752 (48,64%);
- – professores: 3.236 (98%);
- – portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais: 18.758 vacinados;
- – adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional: 998 vacinados;
- – profissionais das forças de segurança e salvamento: 555 vacinados.
- Fonte: Vigilância Epidemiológica de Blumenau.
Fonte: NSC | Foto: José Carlos Rocha
Sugestão de pauta