A Polícia Militar evitou que duas pessoas da mesma família caíssem no golpe de falso sequestro em Pomerode. A ocorrência foi registrada na quarta-feira, 29 de maio.
Segundo a PM, os policiais foram informados que um homem estava procurando uma agência bancária para fazer um depósito, pois havia recebido uma ligação de supostos criminosos que teriam feito um familiar da vítima refém.
Na ligação, os criminosos disseram ao homem que ele deveria depositar certa quantia em dinheiro para libertar o familiar que teria sido levado. Os policiais fizeram buscas e localizaram a vítima antes que ele efetuasse o depósito aos golpistas.
Os policiais conversaram com os familiares do suposto sequestrado e foram até a residência dele. O homem não estava em casa e notaram que um dos cômodos estava revirado. Durante a ação, um dos familiares recebeu uma ligação de um estabelecimento comercial da cidade, informando que o homem que estaria desaparecido estava tentando vender alguns objetos no local.
Os policiais foram até o estabelecimento e questionaram o motivo dele estar vendendo os produtos. Ele informou que estaria angariando dinheiro para pagar o resgate de uma familiar que teria sido sequestrada. De acordo com a dinâmica dos fatos, os policiais constaram que ele também estava sendo vítima do mesmo golpe do falso sequestro.
Os criminosos não foram identificados e as vítimas foram orientadas a registrar o boletim de ocorrência. O delegado Egídio Maciel Ferrari, da Delegacia Regional de Polícia de Blumenau, orienta que nesses casos a vítima deve imediatamente tentar contato com o familiar e sempre registrar a ocorrência informando a maior quantidade de detalhes possíveis.
– Como o golpista não deixa desligar o telefone, a pessoa precisa pegar outro aparelho e ligar para confirmar o paradeiro do suposto sequestrado – diz o delegado.
Orientações antigolpes
A Caixa Econômica Federal mantém em seu site oficial, uma página com dicas de segurança e como evitar golpes mais comuns, como o crime de falso sequestro.
- Falso sequestro: Não forneça nomes ao receber uma ligação de falso sequestro. Se acontecer, peça ajuda a uma terceira pessoa na tentativa de localizar a possível vítima.
- Entenda o golpe: Os golpistas ligam para a vítima dizendo que um membro da família foi sequestrado e que, se não for depositada uma quantia imediatamente, ele será ferido ou morto. Após depositado, o dinheiro é sacado imediatamente.
- Como prevenir: Procure manter a calma em golpes que envolvam familiares. Se possível, durante a conversa, peça para outra pessoa tentar localizar o parente que está sendo citado. Normalmente, o golpista não sabe o nome do familiar sequestrado. Por isso, fique atento e não pronuncie nomes. Se seu celular ou telefone fixo possuir identificador de chamada, verifique o número e desconfie de localidades diferentes, como por exemplo, DDD 85, 71, 31.
Fonte: NSC | Foto: Ilustrativa
Sugestão de pauta