Dezoito profissionais da Secretaria de Educação de Indaial participaram neste mês de maio do 24º Encontro Regional do Proler: “Literatura e narrativas: ainda um desafio?”, promovido na cidade de Blumenau.
O Proler (Programa Nacional de Incentivo à Leitura) foi criado em 1992 pelo Governo Federal e está vinculado à Fundação Biblioteca Nacional. Em 2002 instalou-se em Blumenau o Comitê Regional do Proler, que atualmente conta com representantes dos municípios de Blumenau, Brusque, Indaial, Pomerode e Timbó. O principal objetivo do Comitê consiste no desenvolvimento de ações de formação e promoção à leitura.
Os profissionais de Indaial participaram das palestras realizadas nos dias 13, 20 e 21 e das oficinas promovidas no dia 14. O ciclo de palestras contemplou encontros com Felícia Fleck, que discorreu sobre “Só como história contada podemos existir: uma conversa sobre narração de histórias e identidade”; com Maria Laura Pozzobon Spengler, que abordou o tema “Literatura infantil contemporânea: para garantir o direito do leitor criança à arte”; e com Sueli de Souza Cagneti sobre “Emília, a voz atemporal de Lobato: mediações leitoras”.
Já as oficinas foram realizadas por Emiliano de Souza, que trouxe o tema “O contador de histórias: imaginar e contar”; Felícia Fleck com a pauta “Contar e encantar na biblioteca”; e Guilherme Karsten com o tema “Eu também posso ilustrar uma história”.
Fonte: Imprensa de Indaial
Sugestão de pauta