O prefeito André Moser promoveu na manhã desta terça-feira, 28 de maio, no Gabinete, o lançamento do novo Programa “Indaial Iluminada”. Para proporcionar mais conforto e segurança à população indaialense, o parque de iluminação pública da cidade será modernizado e ampliado. O investimento é de aproximadamente R$8,6 milhões, proveniente de recursos da Cosip.
“A iluminação pública é um dos componentes na sensação de segurança da população. Esse trabalho, nas ruas e praças, atinge a essência dos bairros, locais em que tínhamos uma demanda reprimida e que agora será atendida, valorizando os imóveis e comércio”, afirma André Moser.
A gestão de iluminação pública da cidade será efetuada pelo Consórcio SQE Luz, vencedor do processo licitatório realizado pela Prefeitura. O contrato, vigente a partir de março de 2019, tem prazo de execução de 24 meses.
O Consórcio iniciou os trabalhos em março com o levantamento nas ruas, verificando os pontos apagados no período noturno e acessos durante o dia. Neste mês de maio começou o processo de modernização com a troca das lâmpadas. Localidades como a Cohab, no bairro Estados, e Loteamento Souza, no bairro Estrada das Areias, já receberam melhorias.
O contrato prevê trocas gradativas de mais de 1.780 pontos de iluminação pública com substituição e colocação de lâmpadas mais eficientes. As vias de maior concentração da área central da cidade devem receber novas lâmpadas de LED. Nas demais ruas, onde há luminárias de mercúrio ou sódio já com o fim da sua vida útil, a previsão é instalar lâmpadas de sódio com iluminação de alto rendimento.
Outro ponto positivo é o gerenciamento informatizado da iluminação pública, com acompanhamento sistematizado dos pontos com luminárias, tipo de iluminação instalada e controle da intensidade da luminosidade, por exemplo.
Caso o munícipe identifique algum ponto que necessite de manutenção, a partir de agora ele pode fazer um chamado pelo número 0800 606 1535 em qualquer horário. A ligação é gratuita, funciona 24 horas por dia. O morador também receberá um protocolo da sua solicitação. Em no máximo 48 horas o problema com uma lâmpada queimada, por exemplo, deverá estar resolvido.
Fonte: Imprensa de Indaial
Sugestão de pauta