O projeto de sensibilização turística “Vale Muito – Maravilhas do Vale Europeu” está deixando sua marca positiva na cidade de Indaial. Num total de 850 alunos de todos os 4º anos das escolas da rede municipal, estadual e particular, aproximadamente 690 estudantes já foram capacitados até esta terça, 21 de maio.
O programa é uma iniciativa do setor de Turismo, Esporte e Cultura, do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi), com apoio das prefeituras dos municípios de Indaial, Timbó, Ascurra, Apiúna, Rodeio, Rio dos Cedros, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Pomerode, Luiz Alves, Guabiruba e Botuverá.
As crianças têm a oportunidade de conhecer, admirar, preservar e experimentar as belezas do Vale Europeu, desenvolvendo o sentimento de amor e pertencimento pelo local onde vivem; a manutenção da história, da cultura e das tradições das cidades; o entendimento do turismo sustentável e do turismo como importante ferramenta para o crescimento econômico; o conhecimento dos roteiros regionais de cicloturismo e caminhante que passam em Indaial, das belezas naturais e culturais de Indaial e dos demais municípios do Vale Europeu. As palestras em Indaial seguem até 30 de maio.
Vale muito conhecer, admirar, preservar e experimentar o Vale Europeu. Confira os principais atrativos turísticos da cidade de Indaial:
Vale muito a pena Conhecer
Ponte dos Arcos
Um dos símbolos do Patrimônio Cultural de Indaial, foi construída em 1926, sendo a primeira ponte em concreto armado desse porte no Brasil. Não deixe de contemplar a beleza de seus arcos e a sua imponência sobre o rio Itajaí-Açu.
Fundação Indaialense de Cultura
Localizada na área central, constitui um belo cartão-postal de Indaial. Fundação estruturada em uma construção de 1910, dispõe de bromeliário, trilha ecológica, Jardim da Poesia e lago com plantas aquáticas, além de estrutura física com Salão de Exposições, Biblioteca e Pavilhão de atividades culturais.
Vale muito a pena Preservar
Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Bem tombado em nível federal, é um exemplar único entre os templos construídos pelos imigrantes no Brasil. A capela teve sua construção iniciada em 1924 e é marcada por uma mescla de tradições alemãs, com elementos clássicos da arquitetura italiana e particularidades da tradição polonesa.
Vale do Ribeirão Encano
Região ideal para quem aprecia o contato com a natureza. Ao longo do caminho pode-se encontrar ribeirão, quedas d’água, belas propriedades rurais com destaque para a arquitetura enxaimel, ruas de chão batido, tudo isto emoldurado pelo verde preservado. O passeio é indicado para aqueles interessados em caminhadas e passeios de bicicleta.
Vale muito a pena Experimentar
Gastronomia
Cucas, muss, geleias, pães caseiros, bolachas caseiras, mel, melado, queijos com destaque para o Kochkäse, linguiça, marreco, cerveja, licores, cachaça são algumas das delicias encontradas em Indaial. Várias são as opções de restaurantes, bares, cafés e padarias.
Vale muito a pena Admirar
Vitória-régia
De folhas redondas, grandes e carnosas, a planta de origem amazônica se adaptou ao clima de Indaial mediante o trabalho do padre e botânico Raulino Reitz e o preservacionista Valdemiro Nasato. Suas folhas nascem na primavera e florescem no verão. As mudas das vitórias-régias estão em exposição pública desde 1977 nos reservatórios do Jardim da Prefeitura Municipal de Indaial.
Além desse projeto, o Departamento de Turismo da Prefeitura de Indaial está envolvido com outras ações, a exemplo de vídeos promocionais para inspirar os próprios munícipes e visitantes a conhecerem melhor as belezas naturais, culturais e históricas do município.
Também há um Conselho Municipal de Turismo ativo, com reuniões mensais que visam contribuir para o planejamento do turismo em Indaial. As pautas e atas das reuniões podem ser acompanhadas no link: https://indaial.atende.net/#!/tipo/pagina/valor/76.
Para mais informações entre em contato com o Departamento de Turismo pelo telefone: (47) 3333-5723, e-mail turismo@indaial.sc.gov.br ou pessoalmente na Avenida Getúlio Vargas, 126 – sala 221, Centro.
Fonte e Foto: Imprensa de Indaial
Sugestão de pauta