Notícias do Médio Vale do Itajaí

Mancha escura no Rio Benedito, em Timbó, chama a atenção de moradores e mobiliza a Defesa Civil

Feliz Natal!
Garanta já o seu!

TIMBÓ / SC – Na manhã desta terça-feira (3), uma nova denúncia envolvendo o Rio Benedito mobilizou equipes da Defesa Civil.

Uma moradora, proprietária de um imóvel próximo ao rio, nas imediações do Museu da Música, apresentou imagens que mostram uma grande mancha escura na água, levantando novamente a suspeita de contaminação.

Saiba mais!

Diante do alerta, o engenheiro florestal Douglas Frankenberg, responsável pelo Meio Ambiente de Rodeio, a Defesa Civil de Rodeio, representada pelo diretor Fábio Melere, e a Defesa Civil de Timbó, por meio do coordenador Eduardo Senem, estiveram no local para averiguação.

Com o apoio de imagens aéreas, os órgãos informaram ao Misturebas News, que constataram que a mancha observada não se tratava de despejo industrial, mas sim de uma saída de esgoto existente naquele ponto do rio.

Saiba mais aqui!

Segundo as equipes, a verificação técnica permitiu descartar, neste caso específico, a relação direta com contaminação proveniente de empresas.

Mancha escura no Rio Benedito chama atenção de moradores e mobiliza a Defesa Civil

Ainda assim, a situação será acompanhada, e as informações serão repassadas aos órgãos competentes para as providências cabíveis.

>>LEIA TAMBÉM: Defesa Civil aciona órgãos ambientais após denúncias de contaminação no Rio Benedito, em Timbó

A nova ocorrência acontece em meio às investigações iniciadas na semana passada, quando a Defesa Civil identificou indícios de um possível crime ambiental de grandes proporções no Rio Benedito após diversas denúncias recebidas pelo telefone 199. Na ocasião, o órgão acionou o órgão ambiental e a Polícia Militar Ambiental, que seguem apurando o caso.

Durante as vistorias, foram coletadas amostras da água e de peixes para análise, além da realização de uma força-tarefa para retirada de peixes mortos e redução dos impactos à população.

A Defesa Civil reforça que todas as denúncias são apuradas e que o monitoramento do Rio Benedito continua. Novas atualizações devem ser divulgadas conforme o avanço das análises técnicas e das investigações em andamento.

RÁDIO MISTUREBAS
CLIQUE PARA ENTRAR

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo