Como num passe de mágica: prefeito de Chapecó proíbe atestados médicos e UPAs esvaziam em um dia
A novidade gerou opiniões divergentes.

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), lançou uma medida que tem provocado intenso debate na cidade e nas redes sociais. A campanha, intitulada Atestado Consciente, começou a valer nesta quarta-feira (5) e tem como objetivo diminuir o número de atendimentos nas unidades de pronto atendimento.
Pela nova regra, o atestado médico será emitido somente para quem estiver realmente doente ou apresentar sintomas visíveis de enfermidade.
Para divulgar a iniciativa, Rodrigues publicou vídeos mostrando a diferença no movimento das unidades antes e depois da mudança. Nas primeiras gravações, as salas de espera estavam cheias; nas seguintes, quase vazias. O prefeito comentou de forma bem-humorada que, após a implantação da campanha, “todo mundo melhorou”.
A decisão, segundo ele, foi motivada pelo alto número de moradores que buscavam atendimento apenas para conseguir o documento. Com o novo procedimento, a liberação do atestado passa a depender da avaliação médica e pode ser adotada também em outras unidades de saúde do município.
>> LEIA TAMBÉM: Prefeito de Rio dos Cedros é o 3° mais rico de SC, com patrimônio de R$ 19 milhões
A novidade gerou opiniões divergentes. Alguns consideraram a ação necessária para reduzir filas e otimizar o trabalho dos profissionais. Outros, porém, enxergaram riscos, afirmando que a mudança pode fazer com que pessoas doentes evitem procurar atendimento por medo de não receber o atestado.
ASSISTA AO VÍDEO ⤵️
Ver essa foto no Instagram










