Blumenau realiza ação integrada de acolhimento para pessoas em situação de rua
Sete pessoas foram atendidas e encaminhadas para serviços de apoio e reintegração social.

Na manhã desta sexta-feira (31), a Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) de Blumenau, em parceria com a Polícia Militar, a Secretaria de Serviços Urbanos (Sesur) e a Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT), realizou uma ação de abordagem social em cinco pontos do Centro e da Itoupava Norte.
Durante a operação, sete pessoas foram abordadas e aceitaram ser encaminhadas ao Centro POP, onde podem receber atendimento continuado e, caso desejem, serem direcionadas a abrigos ou comunidades terapêuticas.
O prefeito Egidio Ferrari, que acompanhou a ação, destacou a importância do trabalho integrado: “Blumenau é uma cidade de oportunidades.
Estamos atuando de forma conjunta para oferecer não só acolhimento, mas ferramentas e apoio para que essas pessoas possam reconstruir suas vidas com dignidade, fora das ruas”.
O secretário de Desenvolvimento Social, Rafael Burgonovo, reforçou a importância da participação da comunidade: “Pedimos que a população acione a Prefeitura em vez de oferecer esmolas, garantindo que as pessoas tenham acesso aos atendimentos adequados. Basta ligar para o 156, opção 2 para solicitar apoio da Abordagem Social”.
Blumenau oferece uma estrutura completa de atendimento à população em situação de rua, incluindo:
-
Abordagem Social: identificação e encaminhamento, com atendimento 24 horas pelo telefone 156, opção 2.
-
Parcerias com OSCs (Instituto Família Feliz e Instituto Edificando Vidas): acolhimento temporário em abrigos e casas de passagem, funcionando 24 horas.
-
Centro POP: atendimento diário, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, com alimentação, higiene pessoal e suporte psicossocial.>> LEIA TAMBÉM: Transporte coletivo de Blumenau terá ajustes e novos horários a partir de 1º de novembro
-
Encaminhamentos e reintegração social: auxílio na regularização documental, reinserção no mercado de trabalho e retorno à cidade de origem, além de possibilidade de encaminhamento para comunidades terapêuticas.
A Prefeitura reafirma que mantém ações contínuas voltadas à proteção e inclusão social das pessoas em situação de vulnerabilidade, oferecendo alternativas seguras e dignas para reconstrução de vidas.









