Notícias do Brasil

Moraes vota por condenação de sete réus do núcleo de desinformação da trama golpista de 2022

Moraes vê provas de grupo que tentou manter Bolsonaro no poder.

Anuncie!
Garanta já o seu!

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta terça-feira (21) pela condenação dos sete réus do núcleo de desinformação envolvidos na trama golpista que tentou manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder após a derrota nas eleições de 2022.

Relator do caso, Moraes levou mais de duas horas para ler seu voto, no qual destacou que ficou “fartamente comprovada” a existência de uma organização criminosa que atuou de forma coordenada para romper com o Estado Democrático de Direito.

Acesse!

Durante a leitura do voto, Moraes individualizou a conduta de cada réu, apresentando mensagens, áudios e prints de redes sociais que, segundo ele, demonstram a coordenação de ataques ao processo eleitoral e às instituições.

As provas incluem também o depoimento do tenente-coronel Mauro Cid, colaborador da Justiça, além da minuta de um decreto golpista e planos como a “Operação Copa 2022” e o “Punhal Verde e Amarelo”.

Saiba mais!

O ministro ressaltou que os réus atuaram para deslegitimar a Justiça Eleitoral e gerar caos social, citando ainda a ligação entre as ações do grupo e os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.

Dos sete réus, apenas Carlos Cesar Moretzsohn Rocha, presidente do Instituto Voto Legal, teve absolvição parcial, com Moraes reconhecendo “dúvida razoável” quanto à participação dele em parte dos crimes.

Entre os condenados estão Ailton Gonçalves Moraes Barros, Ângelo Martins Denicoli, Giancarlo Gomes Rodrigues, Guilherme Marques de Almeida, Reginaldo Vieira de Abreu, Marcelo Araújo Bormevet e Carlos Cesar Moretzsohn Rocha.

Eles respondem por organização criminosa armada, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

>> LEIA TAMBÉM: Moraes autoriza Bolsonaro a realizar festa de aniversário da filha em casa

O julgamento integra a série de processos relacionados à tentativa de golpe, divididos pela Procuradoria-Geral da República em núcleos temáticos.

O Núcleo 1, liderado por Bolsonaro, já foi julgado, e os núcleos 2 e 3 serão analisados até o fim do ano.

RÁDIO MISTUREBAS
CLIQUE PARA ENTRAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo