Dois foragidos são presos na abertura da Oktoberfest de Blumenau com ajuda de reconhecimento facial
Sistema da SSP-SC permite ação rápida das forças de segurança durante o evento

Dois homens com mandados de prisão em aberto foram presos nesta quarta-feira, 8, durante o primeiro dia da 40ª Oktoberfest de Blumenau.
As capturas ocorreram graças ao sistema de reconhecimento facial instalado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC) nos arredores e dentro do Parque Vila Germânica, onde ocorre o evento.
O primeiro caso foi registrado pela manhã, quando o sistema identificou um homem de 58 anos, natural de Florianópolis, na entrada do parque.
Assim que o alerta foi emitido à central de monitoramento, as forças de segurança foram acionadas e realizaram a abordagem, resultando na prisão do suspeito pela Polícia Civil.
Em outra situação, um homem de 55 anos, também com pendências na Justiça, foi detectado pelas câmeras dentro do parque.
O suspeito tentou fugir em um veículo antes de ser abordado, mas acabou localizado e preso com o apoio do setor de inteligência da Polícia Militar.
>>>> LEIA TAMBÉM: Homem com mandado de prisão é capturado durante a abertura da Oktoberfest, em Blumenau
As prisões foram possíveis graças ao sistema de monitoramento com câmeras equipadas com inteligência artificial, conectadas aos bancos de dados da SSP-SC.
Essa é a primeira vez que o reconhecimento facial é utilizado dessa forma na Oktoberfest, permitindo às forças de segurança acesso ampliado aos registros policiais e uma resposta mais rápida diante de suspeitas.
O secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Flávio Graff, destacou o trabalho eficiente das equipes envolvidas e ressaltou a importância da tecnologia no reforço à segurança pública.
Segundo ele, os recursos tecnológicos aumentam a capacidade de resposta e tornam as ações mais eficazes durante grandes eventos.
A 40ª edição da Oktoberfest conta com o apoio de quase 400 profissionais das forças de segurança, entre policiais militares, civis, científicos e penais, além de bombeiros militares, garantindo um monitoramento rigoroso e a segurança dos visitantes.