Notícias de Santa Catarina

Em Rio dos Cedros, Sebrae e MAPA apresentam projeto que busca formalizar agroindústrias em SC

Iniciativa vai beneficiar 21 municípios catarinenses e ampliar adesão ao SISBI-POA

COMPRE JÁ!
Garanta já o seu!

O Sebrae, em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), lançou nesta quarta-feira (24), em Rio dos Cedros, o projeto “SIMples asSIM! – Do pequeno para o Brasil”, iniciativa que tem como objetivo acelerar a formalização de agroindústrias de pequeno porte e fortalecer os Serviços de Inspeção Municipal (SIM).

A proposta busca ampliar a integração dos estabelecimentos ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), garantindo mais competitividade e acesso a novos mercados.

Acesse!

O evento reuniu grande público e contou com a presença do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, do presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, além de autoridades locais.

Em Santa Catarina, serão beneficiados agricultores de 21 municípios pertencentes aos consórcios Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí e de Gestão Pública Vale do Itapocu.

Saiba mais!

A formalização das agroindústrias de pequeno porte é considerada pelo Sebrae um instrumento estratégico para ampliar a inclusão produtiva, fortalecer a segurança alimentar e impulsionar o desenvolvimento econômico local. Apesar dos avanços, a adesão dos empreendimentos ao SISBI-POA ainda é um desafio.

Atualmente, o país possui 4.073 estabelecimentos cadastrados, mas apenas 1.169 já estão integrados ao sistema. Do total de 42.081 produtos cadastrados, somente 16.346 fazem parte do SISBI.

Para mudar esse cenário, o projeto prevê três eixos principais de atuação: realização de diagnósticos in loco e elaboração de planos de ação personalizados; capacitação das equipes responsáveis pelos Serviços de Inspeção Municipal; e suporte técnico para adequações físicas e sanitárias nos estabelecimentos.

>>>> LEIA TAMBÉM: Vale do Itajaí é destaque no Transformar Juntos; evento nacional do Sebrae reúne gestores

Durante o lançamento, o presidente do Sebrae destacou a importância de acelerar o processo de inclusão dos pequenos negócios no sistema.

“Os pequenos negócios são uma verdadeira pujança econômica, que hoje correspondem a 95% das empresas brasileiras. Não podemos admitir que essas empresas com caráter ligado à produção da agricultura fiquem de fora do mercado por não estarem qualificadas. Nós estamos aqui para garantir com rapidez todo esse procedimento, que é extremamente importante e inclusivo”, afirmou Décio Lima.

O ministro Carlos Fávaro reforçou a relevância da parceria com o Sebrae diante do atual cenário econômico.

“Esse é um momento fundamental para reforçar a parceria com as micro e pequenas empresas, para gerar mais emprego e renda”, declarou.

Na ocasião, também foram apresentados os resultados do Projeto ConSIM (2024–2025), criado para apoiar consórcios intermunicipais no processo de integração ao SISBI-POA. Além disso, foram entregues certificados SISBI e máquinas agrícolas para a região.

Sebrae e MAPA já mantêm um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) válido até 2030, que prevê o desenvolvimento de ações voltadas à melhoria das políticas públicas e do ambiente de negócios em territórios com forte densidade produtiva agrícola.

A solenidade contou ainda com a participação da deputada federal Ana Paula Lima, que acompanhou o lançamento e reforçou a relevância da iniciativa para os agricultores catarinenses.

Sobre o Sebrae/SC

O Sebrae/SC completa em 2025 53 anos de atuação no fortalecimento dos pequenos negócios e no incentivo ao empreendedorismo em Santa Catarina.

Presente em todas as regiões do estado, a instituição oferece soluções que fomentam o desenvolvimento econômico e social, apoiando milhões de empreendedores ao longo de sua trajetória.

Reconhecido nacionalmente, o Sebrae é atualmente a 4ª marca mais valiosa do Brasil, com ativo de R$ 33,9 bilhões, resultado de sua credibilidade e impacto. Em Santa Catarina, é considerado parceiro estratégico no crescimento do estado.

RÁDIO MISTUREBAS
CLIQUE PARA ENTRAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo