33ª Festa do Imigrante promete recorde de público, novidades gastronômicas e grandes atrações em Timbó

A Fundação de Cultura e Turismo de Timbó apresentou, em entrevista no podcast Mistukenti (clique para seguir), os principais detalhes da 33ª edição da Festa do Imigrante.
Os convidados especiais da noite foram: o Diretor-Presidente Cristiano Florêncio e o Diretor de Cultura João Danilo, que compartilharam informações sobre a programação e as novidades deste ano.
O evento, que acontece de 1º a 5 e de 8 a 12 de outubro, no Parque de Eventos Henry Paul, promete ser uma das maiores da história, celebrando os 150 anos da imigração italiana em Santa Catarina com gastronomia típica, desfiles, bailes e mais de 80 atrações musicais.
Estrutura e expectativa de público
A festa vem sendo planejada desde janeiro e deve receber mais de 100 mil visitantes. De acordo com os organizadores, o parque de eventos já demonstra limitações para comportar o público crescente.
“Se tivéssemos dois pavilhões desse tamanho, lotaríamos ambos”, destacou o presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Cristiano Florêncio ao Mistukenti.
Gastronomia como destaque
Um dos pontos altos será a gastronomia, fruto de um estudo realizado em parceria com o Senac para valorizar a culinária ítalo-germânica. Serão mais de 20 pontos de alimentação, com pratos típicos italianos, alemães e brasileiros.
Entre as novidades, está o Concurso Gastronômico Mueller, realizado diariamente no Biergarten. A cada dia, cozinheiros da comunidade poderão inscrever receitas tradicionais, como cucas, pães, geleias e o tradicional marreco recheado.
O público terá a chance de degustar os pratos e votar, em formato semelhante ao “MasterChef”. Os vencedores receberão eletrodomésticos da Mueller.
Além disso, workshops com nonas e omas vão resgatar receitas que atravessam gerações, reforçando a identidade cultural da festa.
Desfiles e decoração
A abertura oficial, no dia 1º, contará com o tradicional desfile saindo do Jardim do Imigrante (Bierdamm) até o pavilhão, onde ocorrerá uma cerimônia temática em homenagem aos imigrantes italianos.
No dia 9, o evento terá um desfile alegórico inédito, com participação de carros vindos de outras cidades, como Pomerode e Ascurra. Entre eles estarão a Polentopeia e personagens históricos como o “Ter Colonista”.
A decoração ficará a cargo da empresa JRP, de Blumenau, responsável pela Oktoberfest e pelo Natal da cidade vizinha, garantindo cenários de alto impacto visual.
Atrações musicais e bailes
Serão mais de 80 atrações durante os dez dias de festa, distribuídas entre o pavilhão principal, o pavilhão cultural e o Biergarten. Entre os destaques estão as bandas Society, Família Dal Ponte, Passarela, Terceira Dimensão, Talagaço, além do grande show de encerramento com Tainá e Tairine, no espetáculo “Italianíssimas do Brasil”.
Outro resgate importante é o Grande Baile, que traz de volta a tradição dos bailes típicos, animados por grupos nativistas e bandas regionais.

“Queremos que o turista viva a experiência única de dançar ao som de clássicos como ‘Fundo da Grota’, algo que só existe aqui”, ressaltou Danilo, da comissão organizadora.
Bandas femininas também terão espaço, como o grupo As Fridas, de Taió, que viralizou recentemente no Misturebas News, e a Madame Frau, de Blumenau, composta apenas por mulheres.
>>LEIA TAMBÉM: Confira a programação completa da 33ª Festa do Imigrante de Timbó
Tradições e competições
O sábado, 4 de Outubro, será dedicado aos clubes de caça e tiro, com competições de tiro ao alvo, bolão de mesa e a coroação do novo rei e rainha da temporada. Este ano, estudantes de escolas locais também participarão das provas, fortalecendo o vínculo das novas gerações com a tradição.
Outro ponto alto será o Encontro de Realezas, reunindo representantes de festas de todo o estado para um workshop cultural e participação no desfile.
Cervejarias locais em destaque
A festa contará com a participação de seis cervejarias de Timbó, todas premiadas em nível nacional, reforçando a qualidade da produção local.
O chope será 100% timboense, fortalecendo a identidade e o orgulho da cidade, destacou Cristiano, visivelmente feliz.
Divulgação antecipada
A divulgação da festa começou ainda em janeiro, com participações da realeza e mascotes em eventos como a Festa Pomerana e o Festival Brasileiro da Cerveja.
A ativação mais recente ocorreu no Salão Nacional do Turismo, em São Paulo, levando Timbó ao cenário nacional.
Expectativa
Com gastronomia fortalecida, bailes, desfiles, decoração inédita e shows de peso, a 33ª Festa do Imigrante promete emocionar e superar as edições anteriores.
“Nosso objetivo é que cada vez mais a festa seja de Timbó e para Timbó, mas também que mostre ao Brasil a força da nossa cultura”, concluiu Cristiano.
E, claro, o Mistukenti estará presente no evento, juntamente com a equipe do Misturebas, na casinha. Esperamos todos vocês por lá!
Confira a entrevista completa abaixo!








