Notícias do Médio Vale do Itajaí

Personagens reais estrelam campanha da Festa do Imigrante 2025 em Timbó

Comunidade local é destaque na 33ª edição do evento

Feliz Natal!
Garanta já o seu!

A 33ª edição da Festa do Imigrante de Timbó, que ocorrerá de 1º a 5 e de 8 a 12 de outubro, traz uma proposta inovadora: colocar a própria comunidade no centro da celebração.

Neste ano, a campanha busca evidenciar rostos conhecidos do município, pessoas que representam com orgulho a cultura e a tradição locais em suas atividades diárias.

Acesse!

Com o slogan “Diferentes culturas, a mesma paixão”, a iniciativa une tradição e atualidade ao destacar professores, dançarinos, músicos, servidores públicos, crianças, artesãos e lideranças comunitárias, todos moradores de Timbó.

Esses personagens são protagonistas de uma história que atravessa gerações e fronteiras, mostrando que a cultura está presente no cotidiano da cidade.

Saiba mais aqui!

O presidente da Comissão Central Organizadora da Festa e da Fundação de Cultura e Turismo de Timbó, Cristiano Florêncio, ressalta a importância do evento:

“A Festa do Imigrante é um patrimônio de Timbó e neste ano ganha ainda mais força, reunindo valores culturais, legado e raízes. Será uma edição histórica, feita para emocionar moradores e visitantes e consolidar a cidade como um dos principais polos de valorização das tradições ítalo-germânicas no Vale do Itajaí.”

Personagens da campanha

Entre os protagonistas da campanha estão:

  • Jean Melere, descendente de italianos, professor de música e acordeonista;
  • Matheus Mendes, coreógrafo premiado internacionalmente pelo Grupo Andréia Mendes, nascido em Timbó com origens italianas;
  • Bruna Nicole Butzke, professora e presidente da associação de moradores do seu bairro;
  • Thainá Moretto, servidora pública da saúde, ex-Miss Timbó 2021 e representante da Olímpiada Entre Empresas;
  • Eliane Bloedorn, reconhecida nos eventos culturais de Timbó e do Vale Europeu, integrante do grupo Os Cinquentões, que mantém 41 anos de tradição na música alemã;
  • Mirela Moser Oss-Emer, dançarina do Grupo Blauer Berg há 25 anos;
  • João Henrique Schuetze, servidor público e dançarino do Grupo Blauer Berg, ex-presidente do Clube Duque de Caixas, Caça e Tiro, localizado no Bairro Mulde;
  • Joatan Fernando Gonzaga, profissional de moda e beleza, dançarino do Grupo Andréia Mendes desde 2006, representando Timbó nacionalmente;
  • Isis Parno Betanin, de cinco anos, e João Alberto da Silva Karsten, de seis anos, filhos de servidores públicos e representantes da nova geração imersa na cultura local;
  • Opa e Oma Butzke, artesãos e representantes da terceira idade;
  • Adimar e Evany Butzke, artesãos que preservam saberes tradicionais como a marcenaria e o Bauermalerei, técnica tradicional de pintura decorativa alemã considerada patrimônio cultural e artesanal.

>>>>LEIA TAMBÉM: 33ª Festa do Imigrante: Banda Talagaço se apresenta na madrugada do dia 03 de outubro em Timbó

João Danilo, diretor de Cultura da Fundação de Cultura e Turismo de Timbó, destaca o propósito da campanha:

“Mais do que uma homenagem, a campanha é um convite à identificação e ao orgulho coletivo. A Festa do Imigrante de Timbó reafirma seu papel como vitrine da cultura local e, principalmente, como celebração viva de um povo que honra seu passado enquanto constrói o futuro com paixão e pertencimento.”

RÁDIO MISTUREBAS
CLIQUE PARA ENTRAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo