Havan tira do ar vídeos dos “Amostradinhos do mês” após notificação da ANPD – multa pode chegar a R$ 50 milhões
Quadro mostrava imagens de pessoas flagradas durante furtos nas lojas da rede.

A rede varejista Havan, foi notificada pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) a retirar do ar os vídeos do quadro “Amostradinhos do Mês”, que mostra rostos de pessoas flagradas cometendo furtos nas lojas.
A medida ocorreu após questionamentos sobre supostas violações à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e foi impulsionada por uma denúncia feita por um político do PSOL de Santa Catarina.
O conteúdo era divulgado nas redes sociais da empresa e do empresário Luciano Hang. As publicações exibiam registros das câmeras de segurança e mostravam com clareza os rostos dos envolvidos, numa sátira ao modelo tradicional de “funcionário do mês”.
A proposta, segundo Hang declarou anteriormente, era simples: “a única forma de inibir é a vergonha”.
A decisão da ANPD exigiu a exclusão imediata dos materiais. Em resposta, a Havan protocolou pedido de reavaliação, ainda sob análise do órgão. “A fiscalização está avaliando as informações prestadas e a regularidade da conduta da empresa”, informou a ANPD, em nota oficial.
LEIA TAMBÉM: Suspeito de integrar quadrilha de furtos de Hilux é preso em Blumenau
Apesar da repercussão jurídica, a empresa afirma que a ação teve resultados práticos. Segundo fontes da Havan, os casos de furto caíram cerca de 60% após o início da campanha, iniciada em agosto de 2024.
Ainda de acordo com a empresa, os vídeos eram divulgados apenas em situações de reincidência, o que indicaria um critério para sua publicação.
A Havan poderia enfrentar multa de até R$ 50 milhões caso descumprisse a notificação.
O caso levanta questionamentos no meio jurídico sobre os limites legais do uso de imagens em situações que envolvem a segurança patrimonial de empresas e o direito à privacidade de pessoas filmadas em atos suspeitos.
O caso agora está sob análise da ANPD, e a empresa aguarda a decisão final.











Conivência ao roubo???
Esse partido “PSol”, ligado ao PT, não é de se estranhar que seja favorável à “não divulgação de roubos””.. ou seja, “Proteger o Ladrao”..!! Decepcionante…..
PSOL, PT , PCdoB, cambada de salafrário, vagabundos, só na proteção de ladrões e criminosos.
É por causa de decisões com essa da justiça, que a população não acredita mais na justiça, nesse país justiça só existe quando convêm, só que aí deixa de ser justiça.
Roubar pode, mostrar o rosto do ladrão, não. Brincadeira.
Engraçado que tinha que ser deputado do Psol canalhada que proteje vagabundos,
“-Podemos dizer que a notícia de um político (Não colocaram o nome do elemento.) do PSOL se doendo por conta de mostrar à sociedade a cara de ladrões, surpreendeu o total de ‘zero’ pessoas… A última que eu vi, era uma maldita que vigiava as suas funcionárias da lojinha de roupas, achando que as colaboradoras seriam ladras que nem ela…”
Vagabundos que impedem a divulgação de ladrões, só podia ser do Psol ligado ao PT.Por essas e outras que a população brasileira perdeu a credibilidade na Justiça do Brasil…Se não quer passar vergonha no vídeo é só não roubar…Ainda tinha o fato somente pessoas reincidentes
Tendo um presidente como ladrão, um sistema judiciário corrupto, vocês pode esperar o que???
PSol sendo PSol, apoia quem rouba e critica quem é roubado, o empresario deve aceitar ter prejuízo, mas o ladrão não pode ser envergonhado, ele tem lei para protege-lo, o empresario, tem lei para puni-lo.
Valorizar e proteger quem rouba, não quem trabalha e paga: essa é a meta do atual governo !