Santa Catarina é o 5º estado com mais acidentes de trabalho no Brasil
O número de ocorrências cresceu 10% em relação ao ano anterior.
![Santa Catarina é o 5º estado com mais acidentes de trabalho no Brasil](/site-2022/wp-content/uploads/2025/02/images-4-1.jpeg)
Santa Catarina, que ocupa a sexta posição entre as maiores economias do Brasil, também se destaca negativamente no cenário de segurança no trabalho. Dados do Programa Trabalho Seguro (PTS), do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, indicam que o estado foi o quinto com mais registros de acidentes de trabalho em 2023. O número de ocorrências cresceu 10% em relação ao ano anterior.
O levantamento nacional mostrou que Santa Catarina ficou atrás apenas de Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo no ranking de acidentes. Somente no ano passado, mais de 46 mil ocorrências foram registradas no estado sem a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), dificultando a garantia de direitos aos trabalhadores e comprometendo políticas de prevenção. No Brasil, o total de notificações chegou a 732 mil, com 2,8 mil mortes.
Os registros apontam que a maioria dos acidentes de trabalho no país ocorre dentro do ambiente profissional, somando mais de 483 mil casos em 2023. Outros 153 mil aconteceram no trajeto para o trabalho, enquanto mais de 15 mil foram relacionados a doenças ocupacionais.
Além do impacto social, os acidentes também geram custos expressivos para o setor público e privado. Entre 2012 e 2022, foram gastos mais de R$ 5 bilhões em benefícios previdenciários decorrentes de acidentes de trabalho, além da perda de cerca de 72 milhões de dias de trabalho no período.
>> LEIA TAMBÉM: PRF conclui Operação Ano Novo com balanço de acidentes e fiscalizações nas rodovias
Diante desse cenário, o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Santa Catarina tem intensificado ações para conscientizar empregadores e trabalhadores sobre a importância da segurança no ambiente profissional.
Uma das principais iniciativas de conscientização é o Abril Verde, campanha anual voltada à promoção da segurança no trabalho. A mobilização ocorre em referência ao Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, celebrado em 28 de abril.