O Corpo de Bombeiros encontrou os dois corpos carbonizados dentro do avião.
Na manhã desta sexta-feira (7), um avião de pequeno porte caiu na Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo. O acidente resultou na morte de pelo menos duas pessoas e deixou outras feridas.
A aeronave transportava o advogado Márcio Louzada Carpena, de 49 anos, e o piloto Gustavo Carneiro Medeiros. Carpena era professor licenciado de Direito na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), palestrante motivacional e sócio majoritário do escritório Carpena Advogados, que possui unidades em Porto Alegre e Caxias do Sul. Ele era pai de três filhos.
Segundo divulgado pelo G1, nas redes sociais, o advogado compartilhava frequentemente registros de suas viagens de avião. Pouco antes do acidente, publicou um vídeo informando que estava partindo de São Paulo com destino a Porto Alegre. No fim de dezembro, ele havia registrado o primeiro voo na aeronave ao lado do piloto Gustavo Medeiros, que também estava no comando do avião no momento da queda.
Medeiros era um piloto experiente, formado em Administração e Ciências Aeronáuticas pela PUC-RS. Ele acumulava milhares de horas de voo, atuando como copiloto de aeronaves Embraer 190 e comandante de modelos ATR, utilizados em transporte regional.
>> LEIA TAMBÉM: Avião de pequeno porte cai em SP e atinge ônibus; duas pessoas morrem
O avião, um King Air F90 fabricado em 1981, foi adquirido em dezembro de 2024 pela empresa de Carpena. A aeronave decolou do Campo de Marte por volta das 7h15, mas poucos minutos depois tentou um pouso de emergência na Avenida Marquês de São Vicente, sem sucesso. O impacto gerou uma explosão e uma grande nuvem de fumaça. O Corpo de Bombeiros encontrou os dois corpos carbonizados dentro do avião.
A via onde ocorreu o acidente foi interditada. A Aeronáutica e a polícia devem investigar as causas da queda. Sete viaturas dos Bombeiros foram acionadas para o local.
A seccional gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS) lamentou a morte de Carpena, destacando sua trajetória na advocacia.
Sugestão de pauta