O fenômeno é resultado da combinação entre o calor, a umidade e o avanço lento de uma frente fria pelo oceano.
A Defesa Civil de Santa Catarina alerta para a intensificação das instabilidades climáticas nesta quinta-feira (06), aumentando a possibilidade de temporais e ocorrências associadas, como alagamentos, destelhamentos, quedas de árvores e danos na rede elétrica. As áreas em laranja no mapa meteorológico apresentam risco alto, enquanto as regiões em amarelo estão sob risco moderado.
O fenômeno é resultado da combinação entre o calor, a umidade e o avanço lento de uma frente fria pelo oceano, que favorece a formação de tempestades e chuvas intensas, principalmente nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul. Além disso, os temporais podem vir acompanhados de raios, ventania e queda de granizo.
Na sexta-feira (07), a frente fria se afasta, mas as instabilidades continuam elevadas no Litoral Norte e no Baixo Vale do Itajaí, onde o risco de alagamentos e enxurradas segue alto. A atuação do calor e da umidade em diversos níveis da atmosfera mantém a possibilidade de novos temporais, especialmente pela manhã.
Já nas demais regiões do estado, os temporais devem ocorrer de forma mais isolada entre a tarde e a noite, com risco moderado nas áreas em amarelo e baixo nas áreas em verde.
>> LEIA TAMBÉM: Com 210 salvamentos em cinco dias, CBMSC alertam para riscos em rios, cachoeiras e trilhas
Recomendações da Defesa Civil
Diante da previsão de tempo severo, a Defesa Civil orienta:
• Procurar abrigo durante os temporais e evitar atravessar ruas alagadas ou pontes submersas;
• Redobrar a atenção em áreas de encosta;
• Observar sinais de risco, como inclinação de árvores e postes, além de rachaduras em muros e paredes.
O monitoramento das condições meteorológicas segue em tempo real, e novas atualizações podem ser divulgadas ao longo do período.
Sugestão de pauta