O estado reduziu feminicídios em 50% e violência doméstica caiu 24% no início do ano
Santa Catarina começou 2025 com índices históricos na Segurança Pública, zerando latrocínios e batendo recorde com o menor número de homicídios desde 2008.
As informações são da Secretaria de Estado da Segurança Pública. Os dados mostram que não houve registros de latrocínios (roubo seguido de morte) ou lesões corporais seguidas de morte.
O Estado também reduziu em 50% os casos de feminicídio e teve queda significativa nos índices de violência doméstica.
O governador Jorginho Mello atribuiu os resultados aos investimentos na área.
“Essa redução histórica dos indicadores é fruto de uma gestão comprometida, que investe em equipamentos, tecnologia, inteligência e, principalmente, na valorização dos nossos profissionais da segurança”, afirmou.
Queda expressiva nos índices de latrocínios, homicídios e outros crimes
Em janeiro de 2025, o Estado registrou 49 homicídios, o menor número desde 2008. Em comparação a 2016, quando houve o maior número de homicídios no período, a redução foi de 85,7%.
O levantamento aponta ainda que 90% dos municípios catarinenses não tiveram homicídios no primeiro mês do ano e, entre as cidades que registraram, nenhuma teve mais de cinco mortes.
O número de mortes violentas também caiu, com 66 casos, o segundo menor da série histórica.
Já os feminicídios tiveram redução de 50% em relação a 2023, com apenas três registros em janeiro.
A violência doméstica também apresentou queda significativa, com redução de 24,4%: foram 7.036 ocorrências em janeiro de 2025, contra 9.442 no mesmo período de 2024.
Leia também:
Integração e tecnologia fortalecem segurança em SC
O secretário de Estado da Segurança Pública, Coronel Flávio Graff, destacou a importância do trabalho conjunto das forças de segurança para os resultados alcançados.
“Os números são reflexo de um trabalho integrado entre Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Científica, com apoio tecnológico e ações de inteligência cada vez mais eficientes”, afirmou.
Os dados confirmam Santa Catarina como o Estado mais seguro do Brasil, reforçando o impacto dos investimentos em segurança e o trabalho das forças policiais para reduzir a criminalidade.
Sugestão de pauta