O Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina (IGP/SC) disponibilizou, em 2 de outubro de 2020, uma ferramenta que permite a verificação da autenticidade das carteiras de identidade por meio da leitura do QR Code.
O sistema, desenvolvido em parceria com o Ciasc, é válido para os novos modelos de RG emitidos a partir de 14 de outubro de 2019, que já contam com o código.
Segundo o diretor de Identificação do IGP, Fernando Souza, a ferramenta deve ajudar a reduzir fraudes em transações financeiras e comerciais.
“As pessoas poderão verificar se o documento é verdadeiro. Isso deve minimizar os golpes em bancos, comércios e outros setores, onde criminosos utilizam documentos falsos para cometer fraudes”, explicou.
>>LEIA TAMBÉM: Nova empresa assume transporte intermunicipal na região
Como funciona?
O processo é simples e rápido:
1.Acesse o link validador.igp.sc.gov.br.
2.Autorize o uso da câmera do seu dispositivo (computador ou smartphone com Android).
3.Aponte a câmera para o QR Code localizado na parte interna do RG.
4.As informações exibidas na tela devem ser idênticas às do documento físico, confirmando sua autenticidade.
Se o documento for falso, aparecerá uma mensagem informando que ele não existe no sistema.
Souza também destacou que o sistema não equivale a um RG digital, pois ainda não há respaldo legal para o uso da carteira de identidade digital sem a posse do documento físico.
Com essa nova tecnologia, o IGP/SC reforça a segurança na identificação dos cidadãos e combate fraudes com mais eficiência.
Sugestão de pauta