O usuário poderá simplesmente escanear o código e finalizar a operação de maneira instantânea.
A partir desta segunda-feira (3), entra em vigor uma nova resolução do Banco Central que moderniza o sistema de boletos bancários, permitindo o pagamento não apenas por código de barras, mas também por meio do Pix.
A medida, aprovada em dezembro, inclui a possibilidade de boletos com código QR específico, facilitando a transação diretamente pelo celular.
Uma das principais vantagens dessa mudança é a compensação imediata do pagamento via Pix, eliminando a espera de dias que ocorre com alguns boletos tradicionais. O usuário poderá simplesmente escanear o código e finalizar a operação de maneira instantânea.
Além dessa inovação, a resolução do BC também introduz o chamado boleto dinâmico, que permitirá a transferência de titularidade quando a dívida for negociada entre credores. No entanto, essa funcionalidade ainda depende de uma instrução normativa do Banco Central para ser implementada.
O objetivo do boleto dinâmico é garantir mais segurança no pagamento de títulos financeiros, como a duplicata escritural, prevista na Lei nº 13.775/2018. Para isso, a instrução normativa ainda definirá quais ativos poderão ser vinculados a esse modelo de boleto.
Como esses títulos podem ser negociados, o BC considera essencial assegurar que os valores pagos sejam destinados ao verdadeiro credor, eliminando riscos para todas as partes envolvidas.
O Banco Central destaca que a adoção da fatura dinâmica trará avanços significativos para o sistema financeiro, especialmente para pequenas e médias empresas, que dependem da negociação desses títulos para financiamento.
>> LEIA TAMBÉM: Golpe é aplicado no pagamento de boletos em Blumenau
No caso das duplicatas escriturais, a segurança será ampliada tanto para o devedor, que poderá efetuar o pagamento diretamente ao credor legítimo, quanto para quem adquiriu o título, já que não será necessário trocar instrumentos de pagamento para garantir o recebimento.
Como os sistemas de registro que darão suporte a essas novas faturas ainda estão sendo desenvolvidos, a implementação do boleto dinâmico só ocorrerá até seis meses após a aprovação de pelo menos um desses sistemas.
Sugestão de pauta