Em Santa Catarina, a ação aconteceu em Brusque e Balneário Camboriú
Na manhã desta terça-feira (14), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) deflagrou a Operação Lance Final e cumpriu 15 mandados de busca e apreensão e três de prisão preventiva em uma operação contra um esquema de fraude no Jogo do Tigrinho.
A ação ocorreu em Brusque, Balneário Camboriú, São Paulo, Embu das Artes e João Pessoa.
A investigação, conduzida em parceria com a 4ª Promotoria de Justiça de Brusque, revelou que os investigados simulavam ganhos exorbitantes por meio de uma versão “demo” do jogo.
A versão serve para atrair seguidores e incentivá-los a apostar dinheiro real. A prática gerava lucros indevidos por meio de cadastros e perdas financeiras dos usuários.
Decisão judicial bloqueia bens e redes sociais
A Justiça determinou o bloqueio de bens imóveis, como apartamentos e casas de luxo, e de veículos de alto valor, incluindo uma McLaren 720 Spider, Cadillac Escalade blindado e BMW M3.
Redes sociais ligadas aos investigados, que somam mais de 16 milhões de seguidores, também foram desativadas.
Impacto financeiro e esquema detalhado
O esquema consistia em utilizar uma versão “demo” do jogo para criar a ilusão de ganhos altos e atrair novos apostadores.
Cada cadastro gerava vantagens financeiras para os responsáveis, que também lucravam com uma porcentagem das apostas perdidas pelos usuários.
Apoio técnico e continuidade das investigações da Operação Lance Final
A operação contou com o apoio da Secretaria de Estado da Fazenda e da Polícia Científica de Santa Catarina.
As investigações seguem em sigilo, mas novas informações poderão ser divulgadas assim que o processo se tornar público.
Denúncias de vítimas
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) disponibilizou um canal para que vítimas da fraude possam formalizar denúncias relacionadas à Operação Lance Final.
Para isso, é necessário entrar em contato pelo WhatsApp (47) 99165-2791, informando dados pessoais, local e data dos fatos, breve relato do prejuízo e anexando comprovantes.
Leia também:
Sobre o GAECO
O GAECO é uma força-tarefa formada por diversos órgãos, como Ministério Público, polícias Civil e Militar, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, dedicada ao combate a organizações criminosas em Santa Catarina.
Mais detalhes serão divulgados à medida que o sigilo for levantado.
Sugestão de pauta