Entre os destaques das intervenções está a desmontagem da comporta C4.
As obras de manutenção da Barragem Sul, localizada em Ituporanga, iniciadas em novembro de 2024, seguem em ritmo acelerado e prometem trazer avanços significativos para a segurança hídrica da região do Alto Vale do Itajaí.
Entre os destaques das intervenções está a desmontagem da comporta C4, que será substituída por condutos metálicos modernos, já finalizados e prontos para instalação. O objetivo das melhorias é garantir maior eficiência no controle do fluxo de água, reduzindo riscos de enchentes e beneficiando diretamente as comunidades locais.
Outro marco importante foi o restabelecimento da comporta C5, que voltou a operar plenamente nos primeiros 40 dias de trabalho, reforçando a estrutura como um todo.
De acordo com Fabiano de Souza, Secretário de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, a modernização da barragem é fundamental para aumentar a proteção das comunidades do Alto Vale, especialmente em períodos de chuvas intensas.
Ele destaca que o investimento em uma estrutura mais eficiente e confiável reflete o compromisso do governo com a segurança da população.
>> LEIA TAMBÉM: Blumenau recebe R$ 88 milhões para urbanização da margem do Rio Itajaí-Açu e outras obras
A modernização inclui a instalação de trilhos de manutenção na galeria da barragem, com cerca de 70% do projeto já concluído. Essa estrutura facilitará a remoção e substituição dos componentes antigos, utilizando um carrinho especialmente projetado para essa operação. Após a instalação dos novos condutos metálicos, a comporta C4, ainda em fase de fabricação, será integrada ao sistema.
Sugestão de pauta