O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, entregou 15 caminhonetes 4×4 da marca Nissan Frontier para o Corpo de Bombeiros Militar.
Elas serão destinadas aos 15 Grupos de Respostas a Desastres do Corpo de Bombeiros Militar, resultando em uma viatura para cada batalhão existente no estado.
Os veículos substituirão os que foram utilizados nas operações de salvamento no Rio Grande do Sul e de combate aos incêndios florestais no Mato Grosso do Sul e que sofreram diversas avarias.
“Os veículos serão utilizadas principalmente nos nossos grupos de resposta a desastres. Elas serão alocadas em todo o Estado de Santa Catarina, uma em cada Batalhão. E essas viaturas são extremamente importantes porque em momentos de desastres nós precisamos de equipamentos que permitem que o bombeiro acesse locais difíceis e remotos e viaturas dessa característica se revestem de especial importância”, explicou o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jeferson de Souza.
As viaturas foram adquiridas pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC) e custaram R$ 4,3 milhões.
LEIA TAMBÉM: Dólar alto atrai maior número de argentinos a Florianópolis neste verão
Durante a entrega, o governador também assinou o termo de cooperação entre a SDC e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
O acordo prevê oferta de linhas de financiamento para os municípios catarinenses para o desenvolvimento das ações de enfrentamento das emergências e mudanças climáticas.
O recurso financeiro poderá ser utilizado, por exemplo, para ações de identificação e monitoramento de áreas de risco, planejamento de ações preventivas, elaboração de planos de contingência, treinamento de equipes, obras de contenção, correção e drenagem urbana, requalificação urbanística e estabilidade de encostas e outros serviços de engenharia.
Sugestão de pauta