O Aeroporto Internacional da cidade já registra um aumento de 44% no movimento.
O aumento no valor do dólar fez com que o verão de 2025 se tornasse um dos mais movimentados em Florianópolis, com um número recorde de turistas argentinos.
A praia de Canasvieiras, localizada no Norte da Ilha, se transformou em um verdadeiro refúgio de veraneio para os visitantes do país vizinho, que dominam a cena com camisas do jogador Lionel Messi, mate quente e a tradicional culinária argentina.
Segundo divulgado pelo G1, a relação dos argentinos com Florianópolis remonta ao início da década de 1980, quando eles descobriram as praias de águas calmas e quentes da cidade, algo que não encontram facilmente em seu país.
Desde então, muitos visitam a ilha todos os anos, com variações na frequência dependendo da situação econômica. Este ano, no entanto, a cotação do dólar favoreceu os turistas argentinos, o que tornou a viagem ao Brasil mais atraente para eles.
A economia da Argentina é amplamente dolarizada, o que faz com que a alta do dólar – que atualmente está mais forte do que o real – tenha um impacto direto no poder de compra dos turistas. Para muitos, viajar para Florianópolis se tornou uma opção mais econômica do que passar férias em casa.
Ainda de acordo com o que foi divulgado pelo G1, a Secretaria de Turismo de Florianópolis estima que a presença de argentinos neste verão será 15% maior que nas temporadas anteriores, e isso se deve ao favorecimento do câmbio, à proximidade geográfica e à eliminação de uma taxa adicional que os turistas argentinos pagavam ao utilizar seus cartões de crédito no exterior.
• LEIA TAMBÉM: Dólar fecha a R$ 6,17 e acumula alta de 27% ao longo de 2024
Segundo a Embratur, Florianópolis será o destino brasileiro com maior número de turistas argentinos durante o verão. O Aeroporto Internacional da cidade já registra um aumento de 44% no movimento de passageiros em relação à temporada passada. Nos hotéis, a ocupação está acima de 90% para o mês de janeiro, impulsionada principalmente pelo fluxo de turistas internacionais.
O G1 também divulgou que além dos argentinos, a novidade desta temporada são os turistas chilenos, que já representam metade da ocupação de um dos hotéis da cidade.
Sugestão de pauta