Foram registradas 581 infrações ao longo de 2024
A Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina (SEF/SC) identificou R$ 10,6 milhões em mercadorias transportadas irregularmente ao longo de 2024.
As infrações, que somaram 581 registros, foram detectadas em 33 operações realizadas em 29 municípios catarinenses.
Entre as ações, destacam-se as fiscalizações realizadas nos dias 3 e 4 de dezembro em São Francisco do Sul e Itapema, que juntas somaram 47 infrações e apreensões avaliadas em mais de R$ 1,3 milhão.
Infrações em Itapema e foco em materiais de construção
Na unidade da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Itapema, 25 infrações foram registradas.
Segundo a SEF/SC, as principais irregularidades envolviam o transporte de mercadorias sem documentação fiscal, com destaque para produtos de construção, como portas, janelas, vidros e peças de mármore.
A ação contou com a participação de sete auditores fiscais e um Analista da Receita Estadual.
Ações integradas e objetivos das operações
As operações foram planejadas e coordenadas pela Defesa Civil, em parceria com a PRF, Polícia Militar Rodoviária (PMRv) e outros órgãos.
O auditor fiscal Felipe de Pelegrini Flores, gerente de Fiscalização da SEF/SC, destacou que as fiscalizações visam combater a sonegação fiscal, garantir o recolhimento de tributos e promover uma concorrência justa.
“A parceria interinstitucional tem o objetivo de contribuir com o trânsito seguro, cabendo à Fazenda combater a sonegação fiscal, exigindo o devido recolhimento de tributos, o que favorece a concorrência leal e beneficia a população que mais precisa dos serviços públicos”, destaca.
Leia também:
Planejamento da SEF/SC para 2025
O planejamento das ações para o próximo ano já está em andamento, com a identificação de novos focos e locais estratégicos para fiscalização.
A integração entre os órgãos continuará como base para ampliar os resultados e garantir maior eficiência no combate às irregularidades tributárias em Santa Catarina.
Sugestão de pauta