A gravidez foi descoberta pouco após o primeiro ano do ataque à creche.
A perda de um filho deixa uma marca profunda e irreparável. Para os pais que perderam seus filhos no ataque à creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau, em abril de 2023, o sofrimento é ainda mais doloroso. No entanto, mesmo diante dessa tragédia, é possível encontrar forças para recomeçar e dar novos significados à vida.
Regina Maia, mãe de Larissa, uma das vítimas do atentado, viveu um desses recomeços ao descobrir que estava grávida da filha caçula, Luísa Helena. A gravidez foi descoberta pouco após o primeiro ano do ataque à creche, e trouxe ao casal Regina e Michel Borges uma emoção avassaladora.
Em entrevista ao Portal ND+, Regina explicou que a gravidez foi muito esperada, pois ela e o marido desejavam muito ter outro filho e Luísa Helena foi planejada com muito carinho.
O momento da descoberta foi marcado por uma mistura de sentimentos. Regina contou que, ao ver o resultado positivo, não acreditou de imediato, e o casal ficou emocionado, chorando e se abraçando.
O pai soube no dia seguinte, quando Regina fez a revelação para a família. Para ela, a chegada de Luísa Helena trouxe um novo motivo para seguir em frente, especialmente após a dor da perda de Larissa. Ela disse que Luísa Helena foi uma resposta de Deus em sua vida, algo que deu forças para continuar a jornada diária depois da tragédia.
Apesar da felicidade com a gestação, Regina admitiu que o processo foi desafiador. Ela falou sobre a saudade imensa que sente de Larissa, e que ninguém poderia substituir a filha. A gestação trouxe à tona muitos sentimentos conflitantes, especialmente devido à sensibilidade gerada pelos hormônios.
Posteriormente, ainda segundo a ND+, Regina explicou que, embora muitos digam que não devemos transmitir tristeza ao bebê, ela não conseguiu evitar viver todos os sentimentos, permitindo-se sentir a dor e a saudade. Regina decidiu não reprimir suas emoções, pois sabia que Luísa Helena, ao crescer, entenderia a história da família.
O nome da filha tem um significado especial. Regina revelou que Luísa era o nome de uma das bonecas favoritas de Larissa, e Helena é uma homenagem à sua própria mãe. Antes mesmo de engravidar, o casal já havia decidido o nome, que representa uma bela homenagem às duas pessoas queridas.
Regina também destacou que, embora a chegada de Luísa Helena tenha sido um novo começo, Larissa será sempre lembrada. Ela afirmou que acredita que a filha continua viva espiritualmente, e que as lembranças da criança, como fotos e objetos, estão espalhadas pela casa. Esses momentos de lembrança ajudam no processo de cura de Regina.
Ao refletir sobre os meses difíceis após a perda de Larissa, Regina falou sobre o desafio de se reconhecer novamente. Ela afirmou que, quando Larissa partiu, sentiu que morreu junto, e que o maior desafio foi aceitar o novo eu e encontrar um caminho para seguir em frente. Apesar da sociedade exigir que a vida continue, ela admitiu que nunca mais seria a mesma pessoa.
Na entrevista, Regina ainda se emocionou ao falar sobre a dor constante da saudade. Ela explicou que a dor é sentida todos os dias, especialmente quando imagina o que poderia ter sido a vida com Larissa ali, o que deixaram de viver. No entanto, ela afirmou que as boas lembranças de Larissa sempre estarão com ela. As memórias dos momentos felizes com a filha, sempre sorrindo e dizendo o quanto os amava, são o que a sustenta.
• LEIA TAMBÉM: Acusado de ataque em creche de Blumenau vai a júri popular nesta quinta
Em agosto de 2024, o responsável pelo ataque foi condenado a 220 anos de prisão. Regina falou sobre como o julgamento foi um momento de muitos sentimentos.
Ver a pessoa que tirou a vida de sua filha e das outras crianças foi muito difícil, mas ela sentiu que, com a condenação, o ciclo se fechou. Ela explicou que, embora a justiça tenha sido feita, o sentimento de impunidade ainda persiste, pois nada trará sua filha de volta.
Apesar dos desafios enfrentados, Regina segue em frente. Ela acredita que isso é o que Larissa gostaria que ela fizesse. A descoberta da gravidez de Luísa Helena a fez entender ainda mais sobre sua jornada e a gratidão por ter sido mãe novamente. Ela concluiu, dizendo que esse presente veio do céu, de sua filha Larissa. As informações e a entrevista são do Portal ND+.
Sugestão de pauta