Nesta fase, 11 pessoas estão sob investigação, incluindo três advogados.
A 13ª Promotoria de Justiça de Joinville deflagrou, nesta terça-feira (3), mais uma etapa da Operação Sob Encomenda. Denominada “Sob Encomenda V”, a ação teve como foco o cumprimento de 13 mandados de busca e apreensão nas cidades de Joinville e São Francisco do Sul, no Norte de Santa Catarina.
A operação mira um esquema que facilita a entrada de celulares, drogas e outros objetos proibidos em unidades prisionais, envolvendo advogados que atuam em benefício de uma facção criminosa.
Nesta fase, 11 pessoas estão sob investigação, incluindo três advogados. Além das buscas em imóveis externos, detentos da Penitenciária Industrial de Joinville, do Presídio Regional de Joinville e do Presídio de São Francisco do Sul também foram alvos.
Histórico da operação
Iniciada em agosto de 2021, a Operação Sob Encomenda busca desarticular a cooperação entre advogados e integrantes de facções dentro do sistema prisional, responsáveis por introduzir itens ilícitos em presídios.
Em 2024, três fases anteriores já haviam sido deflagradas:
• Fevereiro: 15 mandados de busca e um de prisão.
• Abril: quatro mandados de busca e três de prisão.
• Junho: 21 mandados de busca e dois de prisão.
>> LEIA TAMBÉM: Ossada é encontrada durante operação contra crimes no mercado funerário em SC
Apoio e sigilo
A investigação é conduzida em sigilo pela 13ª Promotoria, com suporte do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e do Departamento de Polícia Penal.
As autoridades destacam que o combate ao crime organizado nos presídios é uma prioridade, dada a complexidade e os impactos do esquema desarticulado.
Sugestão de pauta