Na manhã desta sexta-feira (22/11), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), em apoio à 5ª Promotoria de Justiça de Rio do Sul, deflagrou a operação “Verus Dominus”.
Foram cumpridos 24 mandados de busca e apreensão nos municípios de Rio do Sul, Lontras, Blumenau e Itajaí. A operação investiga crimes como organização criminosa, fraude em licitações, desvio de recursos públicos, corrupção ativa e passiva.
As investigações identificaram um esquema criminoso que envolvia funcionários públicos e empresários. A fraude estava associada ao direcionamento de licitações e contratos da Secretaria de Saúde de Rio do Sul.
Entre os alvos estavam pregões eletrônicos para contratação de exames médicos, dispensa de licitações para reparos em unidades de saúde afetadas pelas enchentes de 2023 e manutenção de equipamentos, como aparelhos de ar-condicionado.
Buscas foram realizadas na Prefeitura de Rio do Sul, na Secretaria de Saúde, em empresas suspeitas e nas residências dos envolvidos. As investigações apontaram o uso de empresas em nome de terceiros, conhecidas como “laranjas”, para ocultar os verdadeiros responsáveis pelos negócios ilícitos.
>>LEIA TAMBÉM: Conveniência é alvo de roubo em Indaial; veículo utilizado no crime foi abandonado
Significado de “Verus Dominus”
O nome da operação, que significa “verdadeiro dono” em latim, faz referência a um dos principais investigados, suspeito de criar empresas em nome de terceiros para obter vantagens em contratos com a Secretaria de Saúde.
Sobre o GAECO
O GAECO é uma força-tarefa composta por membros do Ministério Público, polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal, além de Receita Estadual e Corpo de Bombeiros. Sua missão é investigar e combater organizações criminosas, promovendo a integridade dos recursos públicos.
As investigações seguem em sigilo, e novas informações serão divulgadas conforme o avanço dos trabalhos.
Sugestão de pauta