A premiação é a mais importante da literatura brasileira
O escritor e ilustrador blumenauense Guilherme Karsten, de 42 anos, conquistou uma dobradinha na edição 2024 do Prêmio Jabuti, o mais importante da literatura brasileira.
Ele venceu nas duas categorias em que estava concorrendo: Melhor Ilustração e Melhor Livro Infantil, com a obra “Cabo de Guerra”, feita em parceria com o escritor Ilan Brenman.
Os vencedores do Prêmio Jabuti foram anunciados em uma cerimônia na noite de terça-feira , 19, em São Paulo.
A parceria entre Karsten e Brenman começou há 15 anos, com o catarinense atuando como ilustrador das obras de Brenman. Em “Cabo de Guerra”, ele também colaborou com o roteiro, ampliando sua contribuição criativa.
O livro é um “livro-imagem” que aborda conflitos e disputas de forma lúdica e divertida, acompanhando dois cachorros em uma competição por uma tira de linguiça.
Com um cenário caótico e um número crescente de personagens, a narrativa conquista leitores ao explorar a complexidade das relações de maneira acessível para crianças a partir de quatro anos.
Leia também:
Karsten já possui uma trajetória destacada no universo da literatura infantil. Seus livros estão publicados em mais de 22 idiomas, e ele participa regularmente de palestras sobre literatura, criatividade e educação em eventos, escolas e feiras de livros.
Em 2021, ele já havia recebido o Prêmio Jabuti na categoria de ilustração com o livro “Carona”, sua primeira obra como autor. “Cabo de Guerra” está disponível para compra na internet.
Sugestão de pauta