A manobra ocorreu cerca de 50 metros rio abaixo do ponto onde os homens estavam.
Na tarde do último sábado (16), dois homens foram resgatados após ficarem presos no teto de um carro em meio à correnteza do Rio São João, em Garuva, no Norte de Santa Catarina. O salvamento foi realizado com o auxílio de um helicóptero do Corpo de Bombeiros
Conforme relato das equipes de resgate, os homens enfrentaram a situação de risco após uma cabeça d’água atingir o local enquanto eles atravessavam uma ponte na divisa entre Guaratuba, no Paraná, e Garuva, em Santa Catarina.
Operação de Resgate
O acionamento ocorreu por volta das 13h30, envolvendo equipes do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), do 7° Batalhão de Bombeiros Militar e do Samu Aeromédico. Devido às condições climáticas adversas, a aeronave Arcanjo-03 enfrentou dificuldades para chegar à região, exigindo desvios na rota.
Para o salvamento, foi utilizado um puçá, equipamento acoplado ao gancho de carga da aeronave. A abordagem às vítimas foi cuidadosamente planejada para evitar riscos, incluindo a possibilidade de queda causada pelo vento dos rotores. A manobra ocorreu cerca de 50 metros rio abaixo do ponto onde os homens estavam.
• LEIA TAMBÉM: Dois homens são presos na 34ª Schützenfest por uso de símbolo nazista
Como precaução, foi preparada uma corda com boias que seria lançada da aeronave em caso de emergências. Além disso, equipes do 7º Batalhão de Bombeiros se posicionaram ao longo do rio para auxiliar, caso necessário.
A operação foi concluída com sucesso. Os dois homens foram içados e levados a uma área segura, onde receberam avaliação médica da equipe do Arcanjo-03. Ambos foram liberados sem ferimentos e orientados sobre os cuidados posteriores.
ASSISTA AO VÍDEO ⤵️
Sugestão de pauta