População deve ficar atenta para riscos de alagamentos e deslizamentos
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta para chuvas fortes e temporais até sexta-feira , 22, com maior intensidade a partir da tarde de terça-feira, 19.
A previsão é de volumes elevados de chuva, especialmente na Grande Florianópolis e no Sul do estado.
As áreas em laranja no mapa apresentam risco alto para alagamentos, enxurradas e deslizamentos, enquanto as regiões em amarelo têm risco moderado.
De acordo com a Defesa Civil, entre terça-feira, 19, e quarta-feira, 20, as condições meteorológicas serão severas em todo o estado, com a formação de um sistema de baixa pressão atmosférica.
Esse sistema, combinado ao calor e à umidade vinda da região amazônica, resulta em chuvas fortes e rajadas de vento.
Os volumes totais de chuva esperados podem variar entre 100 e 150 mm, com algumas áreas podendo registrar mais.
A Defesa Civil também alerta para o risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos nas regiões afetadas pelas chuvas intensas.
A chuva mais forte é prevista para quarta-feira, 20, com destaque para as áreas serranas, entre o Litoral Sul e o Planalto Sul.
O sistema de baixa pressão que se formará sobre Santa Catarina, combinado ao calor e à umidade da região amazônica, trará chuvas fortes para todas as regiões do estado até quarta-feira, 20. A previsão é de raios, ventos fortes e risco de granizo.
A partir de quinta-feira, 21, a circulação marítima perde força, mas a chuva persiste no Litoral de Santa Catarina.
Leia também:
No interior, as chuvas acontecem de forma mais isolada, com temporais isolados previstos para as tardes e noites. O volume de chuva pode superar os 150 mm em algumas áreas
As chuvas mais intensas devem ocorrer na quarta-feira, 20, com volumes de chuva entre 100 e 150 mm. Em algumas regiões, esse volume pode ser superado, aumentando o risco de alagamentos e deslizamentos.
A Defesa Civil também passa orientações de segurança para a população
Durante o período de temporais, a Defesa Civil recomenda que a população busque abrigos seguros e evite atravessar ruas alagadas ou pontes submersas. Além disso, é importante redobrar os cuidados próximos a áreas de encostas e observar a inclinação de árvores e postes, além de verificar possíveis rachaduras em muros e paredes.
Sugestão de pauta