Na manhã de terça-feira, 29 de outubro, dois homens com mandados de prisão foram detidos no Simplifica, órgão da administração pública que fica localizado na Rua Japão, bairro das Nações, em Timbó, enquanto aguardavam atendimento para emissão de documentos. Conforme apurado pelo Misturebas News, um dos homens foi tentar fazer seu documento, quando um funcionário percebeu que havia um mandado de prisão ativo. A guarnição policial, acionada para verificar a situação, identificou que além deste, outro também estava com mandado de prisão ativo.
O primeiro, um homem de 60 anos, estava com um mandado devido ao descumprimento de medida protetiva. Já o segundo, de 43 anos, tinha um mandado de prisão em aberto por não pagamento de pensão alimentícia. Durante a ação, um terceiro homem, de 38 anos, que acompanhava os procedimentos, começou a interferir na operação policial, proferindo ameaças e ofensas aos agentes, o que gerou tumulto no local.
Segundo informado pela corporação, para garantir a segurança e o andamento do trabalho, os policiais precisaram contê-lo com técnicas de imobilização. Na contenção, um dos policiais sofreu lesões leves e precisou de atendimento médico.
Após a ocorrência, os dois primeiros homens foram formalmente informados de seus direitos constitucionais e encaminhados conforme a gravidade de seus casos: o homem de 43 anos foi levado ao Presídio Regional de Blumenau, onde ficará à disposição da Justiça, enquanto o homem de 60 anos foi conduzido ao Fórum da Comarca de Timbó, em razão de seu regime de cumprimento de pena.
O terceiro envolvido, de 38 anos, foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil e responderá pelos crimes de resistência, desacato, desobediência, ameaça e lesão corporal leve contra a guarnição.
>>LEIA TAMBÉM: PM atende 45 chamados e realiza duas prisões em Timbó
Versão das vítimas
Segundo a responsável pela administração da clínica onde os dois homens, de 43 e 60 anos, estão acolhidos, ambos foram levados ao Simplifica para fazer novos documentos, pois, para usufruírem dos benefícios a que têm direito, precisavam renovar seus documentos.
O homem de 60 anos sofreu um AVC e chega a se arrastar para andar; ele inclusive não sabia que havia um mandado de Maria da Penha em andamento contra ele e não chegou a reagir no momento da prisão. O outro, tem um mandado por pensão alimentícia, mas inclusive paga a faculdade da filha, e o mandado seria antigo, mas ele acatou a ordem tranquilamente, relatou a administração da clínica ao Misturebas News.
Um funcionário da clínica tentou tirar uma foto porque o homem de 60 anos pediu para ser colocado na frente do carro. Segundo a administração, ele acatou o pedido para não tirar e ficou quieto. Em outro momento, um outro funcionário que estava no local tentou tirar uma foto, momento em que foi agredido pelos policiais, relatou a coordenadora da clínica.
“Quando cheguei lá, ele já estava no chão e depois foi encaminhado ao hospital, não cheguei a falar mais com ele,” relatou a responsável da clínica ao Misturebas News.
Por fim, os responsáveis pelos homens informaram que um advogado já está cuidando da situação e não podiam passar fotos, vídeos ou mais detalhes.
Sugestão de pauta