Essa média será calculada pela soma das notas obtidas em cada disciplina, dividida pelo número total de matérias cursadas ao longo do ano.
A Secretaria de Estado da Educação introduziu uma nova regra para a aprovação de alunos da Educação Básica e Profissional na rede pública, baseada em uma “média global”.
Essa média será calculada pela soma das notas obtidas em cada disciplina, dividida pelo número total de matérias cursadas ao longo do ano. De acordo com a portaria, publicada no Diário Oficial, os estudantes precisarão atingir uma média de 6,0 para serem promovidos de ano.
Assim, notas mais baixas em determinadas disciplinas poderão ser compensadas por desempenhos melhores em outras, oferecendo uma visão mais ampla e equilibrada do desempenho do aluno.
Essa alteração, que será implementada a partir deste ano letivo e divulgada a poucas semanas do encerramento das aulas, trará impacto imediato sobre os critérios de avaliação para os alunos da rede pública.
Segundo a Secretaria de Educação, a decisão foi baseada em uma resolução do Conselho Estadual de Educação e tem como objetivo oferecer uma avaliação “mais contínua e formativa”. Outros estados do país também têm adotado sistemas semelhantes, buscando uma visão mais abrangente do progresso dos estudantes.
• LEIA TAMBÉM: Indaial lança processo seletivo para a Secretaria Municipal de Educação para 2025
Conforme explica a nota oficial da Secretaria, a implementação da média global atende à Resolução Nº 043 do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE/SC), que orienta as escolas da Rede Estadual a utilizar uma média aritmética das notas finais de todos os componentes curriculares.
Esse modelo de avaliação, segundo o comunicado, permite que os alunos demonstrem suas habilidades e conhecimentos de forma mais abrangente e oferece múltiplas oportunidades de evidenciar seu aprendizado ao longo do ano.
Sugestão de pauta