No próximo sábado, 2 de novembro, Dia de Finados, os três cemitérios municipais de Timbó – o Cemitério do Centro, o Cemitério Jardim da Paz e o Cemitério do Bairro Araponguinhas – estarão abertos para visitação no horário normal, das 8h às 18h.
A Secretaria de Obras de Timbó, responsável pela administração dos locais, informa que os cemitérios estão preparados para receber as famílias que desejam prestar homenagens aos entes queridos.
Além disso, a Vigilância Sanitária de Timbó faz um alerta sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito da dengue. Em um esforço para reduzir possíveis focos de água parada, a Vigilância recomenda que os visitantes deem preferência a flores artificiais, evitando o uso de recipientes que acumulem água.
Caso sejam escolhidas flores naturais, que são permitidas, é solicitado que estas sejam colocadas sem pratinhos de suporte ou plásticos que possam reter água. A medida busca eliminar locais propícios para a reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
>>LEIA TAMBÉM: Cientistas conseguem reverter diabetes tipo 1 em paciente usando células-tronco pela 1ª vez
A conscientização para o uso de flores artificiais ou a remoção de recipientes que acumulam água tem sido uma prática adotada em várias cidades, principalmente em períodos de maior circulação de pessoas nos cemitérios, como no Dia de Finados. Esta ação de prevenção contra a dengue se soma a outras campanhas realizadas pela prefeitura e pela Secretaria de Saúde, voltadas à limpeza e eliminação de potenciais criadouros do mosquito no município.
Com a expectativa de grande movimento nos cemitérios, a Vigilância Sanitária reforça o apelo para que a população colabore.
Pequenos cuidados podem fazer uma grande diferença no combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, especialmente em um momento de reunião familiar e homenagens.
Sugestão de pauta