O Litoral e o Vale do Itajaí registram aumento de nuvens e possibilidade de chuvas leves e isoladas.
Nesta segunda-feira (7), o clima seguiu firme em boa parte de Santa Catarina, especialmente no Oeste, onde o sol predomina. Por outro lado, o Litoral e o Vale do Itajaí registram aumento de nuvens e possibilidade de chuvas leves e isoladas.
Com o avanço do dia, uma área de baixa pressão deve influenciar o aumento das chances de pancadas de chuva e tempestades localizadas, principalmente nas regiões mais próximas ao Rio Grande do Sul.
O risco de danos graves, como destelhamentos ou interrupções na rede elétrica, é baixo, mas existe a possibilidade de alagamentos em áreas pontuais.
Nas áreas mais frias do estado, como o Meio-Oeste, Planaltos e Grande Florianópolis Serrana, as temperaturas variam entre 7°C e 14°C pela manhã. No restante do estado, as mínimas ficam entre 14°C e 18°C.
Já durante a tarde, as máximas no Oeste podem alcançar até 34°C, enquanto no Litoral e Vale do Itajaí, os termômetros marcam entre 20°C e 25°C. Os ventos de norte/nordeste, com rajadas de até 60 km/h, podem aumentar a agitação marítima no Litoral Sul, com ondas de até 2 metros no final do dia.
Terça-feira com pancadas de chuva e risco de temporais isolados
Na terça-feira (8), a instabilidade ganha força logo nas primeiras horas da manhã. Chuvas de intensidade moderada a forte devem atingir a Grande Florianópolis, Serra e Sul do estado, enquanto no Oeste, o calor e a umidade podem desencadear tempestades com ventos fortes, chuvas intensas e eventual queda de granizo. O risco de alagamentos e quedas de árvores varia entre baixo e moderado.
Segundo divulgado pelo Jornal Razão, as temperaturas pela manhã variam entre 11°C e 19°C, e à tarde, os termômetros podem atingir até 29°C no Oeste e Planalto Norte. Os ventos mudam de direção, passando de norte/nordeste para sul, com rajadas que podem alcançar até 60 km/h.
Quarta-feira com chuva intensa e aumento no risco de temporais
A quarta-feira (9) será marcada por condições mais severas, com a combinação de áreas de baixa pressão e a chegada de umidade e calor do norte. A previsão aponta para chuvas contínuas e intensas, acompanhadas de temporais com raios, rajadas de vento e possibilidade de granizo. O risco de ocorrências como alagamentos, enxurradas e destelhamentos será elevado.
• LEIA TAMBÉM: Frente fria traz alerta para chuvas intensas e temporais em Santa Catarina
As áreas do Grande Oeste, Alto Vale do Itajaí e Norte do estado estão em alerta para eventos climáticos mais extremos. No Médio e Baixo Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Sul do estado, a chuva deve ser contínua, mas com menor chance de tempestades severas. As temperaturas variam pouco, com máximas entre 13°C e 22°C, enquanto nos pontos mais altos da Serra, as mínimas podem chegar a 8°C.
Ainda segundo o Jornal Razão, no litoral, o mar estará mais agitado, com ondas de leste de até 2 metros à noite.
Instabilidade se estende até o final da semana
Entre quinta-feira (10) e sexta-feira (11), a instabilidade continua com a possível formação de um ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul e a aproximação de uma nova frente fria. As previsões indicam chuvas fortes e volumosas, com risco moderado a alto de eventos como alagamentos e ventos intensos.
Sugestão de pauta