O 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3º BBM) emitiu um alerta para a população sobre um novo golpe que tem sido aplicado nas últimas semanas.
Criminosos estão se passando pela corporação e exigindo o pagamento de falsas “Taxas de Incêndio” via e-mail. O golpe é direcionado a empresas, condomínios e até órgãos públicos, como o 10º Batalhão de Polícia Militar (10º BPM), que também recebeu uma dessas cobranças fraudulentas.
De acordo com os relatos, os golpistas enviam e-mails detalhados, contendo informações reais sobre as empresas, além de um boleto anexado.
As mensagens afirmam que o destinatário foi denunciado por irregularidades e que deve pagar uma taxa e agendar uma vistoria. No entanto, a vistoria nunca ocorre, pois tudo não passa de uma fraude.
“Nossa equipe tem orientado as pessoas a ignorarem esses e-mails, pois trata-se de um golpe”, alerta o Capitão BM Fillipi Pamplona, Chefe do Serviço de Segurança Contra Incêndios (SSCI).
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) esclarece que a corporação só realiza a cobrança de três tipos de taxas: Análise de Projetos, Vistoria para Habite-se e Vistoria para Funcionamento, todas regulamentadas pela lei estadual nº 7.541 de 1988.
O pagamento dessas taxas deve ser feito exclusivamente por meio do site oficial do CBMSC ou presencialmente no Quartel Central do 3º BBM, localizado em Blumenau.
“Não enviamos boletos por e-mail. Portanto, qualquer cobrança recebida dessa forma deve ser ignorada”, reforça o Capitão Pamplona.
Com o aumento das denúncias, o 3º BBM pede que qualquer suspeita de tentativa de golpe seja comunicada às autoridades competentes.
Sugestão de pauta