A cidade está enfrentando um grave incêndio que já dura mais de três dias.
Na última terça-feira (10), um redemoinho de terra e fuligem gerou pânico entre os residentes da área rural de Mococa, interior de São Paulo. O fenômeno foi capturado em vídeo por uma moradora nas proximidades do Rio Canoas.
A cidade está enfrentando um grave incêndio que já dura mais de três dias, devastando grandes áreas de vegetação nativa, pastagens e plantações, na fronteira com Minas Gerais. De acordo com a Secretaria de Agricultura e Agronegócio, o fogo já consumiu 30 mil hectares, o equivalente a 30 quilômetros quadrados.
Na última quinta-feira (12), aeronaves devem ser acionadas para reforçar o combate ao incêndio. Árvores centenárias da Mata Atlântica foram destruídas pelas chamas, e, segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo está parcialmente controlado do lado paulista da serra.
• LEIA TAMBÉM: Redemoinho de fumaça é registrado durante incêndio em área de mata nativa de SC
A origem do incêndio é investigada, mas há indícios de que tenha sido causado por ação humana. O prefeito de Mococa, Eduardo Barison, declarou que a Defesa Civil estadual prometeu enviar aviões para ajudar na contenção do fogo.
A Defesa Civil informou que, nos últimos dois anos, foram investidos aproximadamente R$ 27 milhões em veículos e equipamentos destinados ao combate a incêndios em diversos municípios, incluindo kits específicos para esse tipo de situação.
ASSISTA AO VÍDEO ⤵️
Sugestão de pauta