A raça é adaptada a climas frios graças à sua densa pelagem.
Um cão da raça pastor-maremano-abruzês se tornou um sucesso nas redes sociais após ser filmado descansando em meio à geada no quintal de uma casa em Rio das Antas, no Oeste de Santa Catarina.
No vídeo, um dos moradores questiona o animal: “Por que você não vai dormir lá dentro?”, enquanto se aproxima do mesmo, que levanta uma pata ao ouvir o chamado.
A filmagem, feita na manhã de 26 de agosto, capturou a atenção de cerca de 934 mil pessoas até a tarde da última quarta-feira (4), em uma única rede social. O vídeo foi compartilhado pela psicóloga Shannina Seidel, uma das donas do pastor-maremano-abruzês.
Segundo informado pelo G1 SC, a mulher revelou que foi seu irmão quem flagrou o cachorro no quintal coberto de gelo, em uma manhã em que os termômetros marcaram -2,96°C na cidade, segundo dados da Epagri/Ciram.
• LEIA TAMBÉM: Conheça Rambo, o cão robô que vai atuar na segurança de escolas e faz até coraçãozinho
O pastor-maremano-abruzês é uma raça originária da Itália, tradicionalmente utilizada para a guarda de rebanhos. De acordo com a Confederação Brasileira de Cinofilia, esses cães são adaptados a climas frios, graças à sua densa pelagem que os protege contra baixas temperaturas.
Ainda segundo o G1 SC, o veterinário Eduardo Gianini, do hospital veterinário Santa Vida, alertou que, apesar da resistência ao frio, a exposição prolongada a temperaturas extremas pode trazer riscos à saúde do animal, como dermatites e piodermites causadas pelo contato constante com a umidade e o frio.
ASSISTA AO VÍDEO ⤵️
Sugestão de pauta