Nesta quinta-feira (05) a Operação Viking foi realizada pela Receita Federal e a Polícia Federal, com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa envolvida no tráfico internacional de drogas via modal marítimo, a partir do porto de Paranaguá no Paraná.
A ação é um desdobramento das operações anteriores Enterprise e Retis, e identificou que os suspeitos aliciavam tripulantes e usavam métodos como o içamento e ocultação de drogas em navios.
Os integrantes da organização eram sócios em instituições que atuava no fornecimento de bordo para navios, e a partir disso aliciavam tripulante.
-
LEIA TAMBÉM: Homem de 27 anos é preso em Blumenau após efetuar disparos em via pública sob efeito de drogas
Também, faziam tudo sem o conhecimento dos exportadores e importadores ainda em terra, quando ocultação a droga em contêineres.
Foram cumpridos 38 mandados de busca e apreensão e 9 de prisão preventiva nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Pernambuco e na Espanha.
Bem como, o bloqueio de bens, totalizando R$7,24 milhões e ativos financeiros dos investigados de até R$20 milhões, de acordo com o G1. Além disso, apreenderam mais de 3 toneladas de ilícitos.
ASSISTA AO VÍDEO
Sugestão de pauta