As precipitações deverão ser intensas e prolongadas.
A partir da próxima quinta-feira (22), Santa Catarina vivenciará uma significativa mudança nas condições climáticas. Após dias de calor intenso, com temperaturas atingindo até 35°C, uma frente fria está a caminho e trará consigo uma série de fenômenos climáticos severos, especialmente na região do Grande Oeste e nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul. Estão previstas tempestades, ventos fortes e a possibilidade de granizo.
Já na sexta-feira (23), a frente fria se deslocará para outras regiões do estado, intensificando as chuvas, principalmente no norte catarinense. As precipitações deverão ser intensas e prolongadas, afetando consideravelmente a população dessas áreas.
O fim de semana será marcado por uma queda expressiva nas temperaturas, com a chegada de uma massa de ar polar. As mínimas deverão ficar abaixo de zero em regiões como o Planalto Norte, Serra e Meio-Oeste, enquanto nas demais áreas de Santa Catarina as temperaturas devem cair para abaixo de 10°C.
• LEIA TAMBÉM: Funcionários da Celesc entram em greve por tempo indeterminado devido à mudanças na PLR
Embora essa massa de ar polar não seja tão intensa quanto a que atingiu o estado no início do mês, ela ainda trará um frio considerável, com temperaturas que podem ficar até 7°C abaixo da média para o mês de agosto, segundo previsões da Climatempo.
Diante dessas condições, a Defesa Civil alerta para a necessidade de medidas preventivas, uma vez que o clima severo pode causar tempestades, queda de granizo e temperaturas extremamente baixas.
O fenômeno é associado a uma frente fria de origem continental, ligada a um ciclone extratropical que se formará no oceano e avançará pelo Centro-Sul do Brasil, caracterizando uma típica “gangorra térmica” dessa época do ano.
Sugestão de pauta