A Nasa divulgou detalhes de como é a rotina dos astronautas Barry “Butch” Wilmore e Suni Williams que saíram para uma missão espacial de uma semana e agora terão que ficar pelo menos um ano ‘presos’ no espaço.
Eles estão na Estação Espacial Internacional (ISS) desde 5 de junho, sem previsão de retorno à Terra.
A ISS é descrita pela NASA como maior que uma casa de seis quartos (possui seis dormitórios, dois banheiros, uma academia, e uma janela com vista panorâmica de 360 graus). O trabalho na estação é intenso, com turnos de 16 horas diárias dedicados a pesquisas e manutenções essenciais.
“O principal objetivo da tripulação da estação é realizar pesquisas, participar de experimentos médicos e manter a estação”, diz um documento informativo da agência sobre a Estação Espacial.
Desafios
Um deles é a manutenção da noção de tempo, dificultada pelos 16 nasceres e pores do sol que ocorrem a cada 24 horas.
As tarefas matinais incluem higiene pessoal, onde escovar os dentes requer engolir a pasta, evitando que a gravidade zero a espalhe pela cabine. Os banhos são realizados com toalhas úmidas, e o cabelo é lavado com shampoo sem enxágue.
>> LEIA MAIS: Astronautas estão ‘presos’ no espaço; volta à Terra deve ser só em 2025
As necessidades fisiológicas também exigem adaptações, como o uso de um tubo portátil para urina e tiras especiais para se fixar ao vaso sanitário durante a evacuação, com um sistema de sucção que descarta os resíduos.
As refeições são preparadas com alimentos desidratados ou especialmente processados antes do lançamento.
Após o café da manhã, há uma reunião de planejamento com o Controle da Missão, seguida de atividades que incluem exames de sangue, testes de ar e exercícios físicos em bicicletas ergométricas, que ocupam duas horas do dia.
No final do dia, os astronautas se reúnem com a equipe em Houston para revisar as atividades e planejar o próximo dia. Só após o jantar eles podem relaxar e encerrar mais um longo dia na vastidão do espaço.
Sugestão de pauta