A autorização foi oficializada na última quinta-feira (4).
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) concedeu permissão para a operação de dois novos aeroportos em Santa Catarina, elevando o número de estruturas aeroportuárias aptas a funcionar no estado para 21.
A autorização, oficializada na última quinta-feira (4), contempla os aeroportos de São Joaquim (Ismael Nunes) e Dionísio Cerqueira.
O aeroporto de São Joaquim, localizado na Serra Catarinense, não recebia voos autorizados há 32 anos, permanecendo fechado desde 1992.
Em Dionísio Cerqueira, no Extremo-Oeste do estado, as operações estavam suspensas desde 2013.
Com as novas permissões, ambas as localidades poderão retomar suas atividades aéreas após anos de inatividade.
• LEIA TAMBÉM: Após votação, greves nos aeroportos continuarão e com mais força
De acordo com Beto Martins, secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina, no início de 2023, três dos 21 aeroportos estaduais estavam fechados.
Com a recente reabertura do aeroporto de Forquilhinha, no sul do estado, e agora com as novas autorizações para São Joaquim e Dionísio Cerqueira, todas as estruturas estão habilitadas para operar.
As portarias emitidas pela ANAC ainda aguardam publicação no Diário Oficial da União (DOU), mas o governo de Santa Catarina já foi notificado sobre as autorizações, permitindo a retomada das atividades aeroportuárias nessas regiões.
Sugestão de pauta