Um filhote de baleia-franca (Eubalaena australis) encalhou na praia de Ibiraquera (Imbituba), em Santa Catarina, nesta segunda-feira, 24. Foi preciso acionar o Protocolo de Encalhe da APA da Baleia Franca que envolve diversas entidades em uma grande operação para devolver a baleia ao mar.
Perto do meio-dia, o filhote começou a derivar com a maré e as equipes do Instituto Australis/ProFRANCA e UDESC, junto a população local, direcionaram o animal para uma área mais profunda. O filhote estava bastante ativo e foi nadando até sair da zona de arrebentação. Veja aqui o vídeo do filhote voltando ao mar.
Por se tratar de um recém-nascido, o reencontro com a mãe é fundamental para a sua sobrevivência. Este é o primeiro encalhe de baleia-franca da temporada reprodutiva das baleias-francas em Santa Catarina.
>> LEIA TAMBÉM: O curioso (e horrível) caso da mulher que foi à ginecologista e descobriu que o marido era necrófilo
A temporada começou antecipada, ainda em maio e, normalmente, se estende até novembro.
O ProFRANCA – Projeto Franca Austral, atua na conservação da baleia franca no litoral sul do Brasil. A franca é a única espécie de baleia ameaçada de extinção que se reproduz na costa brasileira.
Sugestão de pauta