A Defesa Civil alerta para risco baixo a moderado de ocorrências associadas aos temporais.
Após uma semana inteira de tempo estável e firme, Santa Catarina se prepara para um fim de semana com variação climática significativa, principalmente nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul. Conforme informações da Defesa Civil, o sábado (15) e o domingo (16) terão condições meteorológicas distintas.
Sábado ensolarado com nevoeiros pela manhã
O sábado começou com a presença de nevoeiros, especialmente nas regiões do Vale do Itajaí, litoral Norte e planalto Norte, que se dissiparam ao longo da manhã, permitindo que o sol brilhe entre poucas nuvens pelo Estado.
Os ventos sopram de quadrante Norte com intensidade fraca a moderada, podendo alcançar rajadas de até 50 km/h no Grande Oeste e no planalto Sul, perdendo força à noite.
As temperaturas variam bastante: no início do dia, os termômetros marcaram entre 9°C e 16°C no Meio Oeste e nos planaltos, e entre 16°C e 26°C nas outras regiões. À tarde, as máximas podem chegar a 34°C no Oeste e litoral Sul, enquanto no restante do Estado variam entre 21°C e 29°C.
Mudança no tempo no domingo
O domingo promete ser bem diferente, com a aproximação de uma frente fria vinda do Rio Grande do Sul, trazendo aumento da nebulosidade e potencial para pancadas de chuva e temporais isolados ao longo do dia, especialmente nas áreas divisas com o Estado gaúcho.
• LEIA TAMBÉM: Em 3 décadas, Santa Catarina registrou 59 acidentes aéreos com um total de 10 mortes
A Defesa Civil alerta para risco baixo a moderado de ocorrências associadas aos temporais. As temperaturas matinais estarão entre 9°C e 15°C no Meio Oeste, planaltos, Grande Florianópolis serrana e Alto Vale, e entre 15°C e 24°C nas demais regiões. À tarde, as máximas oscilam entre 22°C e 27°C no Planalto Sul e litoral Sul, e entre 25°C e 29°C no restante do Estado.
Previsão de chuvas na madrugada
O meteorologista Piter Scheuer, em conversa com o portal ND Mais, afirmou que durante a madrugada de sábado para domingo, podem ocorrer pancadas de chuvas na divisa com o Rio Grande do Sul devido à aproximação da frente fria. Este fenômeno meteorológico é responsável pela mudança no tempo que se espera para o domingo.
Sugestão de pauta