O Brasil será o primeiro país do mundo a receber o recurso do “modo ladrão” para smartphones que utilizam o sistema operacional Android.
O lançamento foi confirmado durante o Google For Brasil 2024, evento anual da big tech para apresentar suas novidades para o mercado local.
A novidade, criada para combater roubos, bloqueia a tela do celular ao identificar que alguém o arrancou de sua mão abruptamente.
O recurso estará em fase de teste a partir de julho para alguns usuários. Para ser ativado, o aparelho deve estar rodando Android 10 ou superior.
>>LEIA MAIS: Melhores maneiras de baixar vídeos: técnicas para downloads seguros e legais
Ele também pode identificar fugas em velocidade, como as realizadas por meio de bicicletas ou motos, por exemplo. Nesses casos, a tela do celular exibe a mensagem “possível roubo detectado: este dispositivo foi bloqueado automaticamente para proteger seus dados”. Para que funcione, o usuário deve ativar o sistema de detecção de roubo nas configurações do aparelho.
De acordo com o Google, executivos do Android vieram ao Brasil em setembro de 2023, para entender como os criminosos agiam nas ruas das cidades do país.
Eles também se reuniram com representantes do governo federal, em Brasília, para discutir o assunto. A atuação das “gangues das bicicletas” chamou a atenção do grupo e levou à criação do “modo ladrão”.
Sugestão de pauta